sexta-feira, 7 de junho de 2024

Shopping Metrópole reciclou ou reaproveitou 100% de resíduos no primeiro trimestre de 2024

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, em 05 de junho, o Shopping Metrópole divulga o balanço de sustentabilidade do primeiro trimestre de 2024. No período, o empreendimento gerou, em sua operação, 209,32 toneladas de resíduos. Desse total, 85,15% foram destinados à reciclagem, incluindo os materiais orgânicos, que foram encaminhados para a compostagem. Além disso, 14,85% dos rejeitos foram encaminhados para coprocessamento e foram reaproveitados, com isso, não houve destinação de resíduos gerados para aterros sanitários no trimestre. Os números são impressionantes, mas o impacto vai além das estatísticas. Graças à reciclagem e ao reaproveitamento de resíduos, feitos de forma correta pelo Shopping Metrópole – com lixeiras de reciclagem distribuídas pelo empreendimento, estimulando os clientes a descartar corretamente os resíduos – a estimativa é que mais de 1.320 árvores foram preservadas e 482 litros de água, poupados. Além disso, evitaram-se 37,6 quilos de emissões de CO2 no meio ambiente. Confira a tabela completa a seguir:

O reconhecimento desse compromisso aconteceu em setembro de 2023, quando o shopping recebeu o selo "Rumo ao Lixo Zero" do Instituto Lixo Zero Brasil. Este certificado celebra as conquistas alcançadas e incentiva o empreendimento a cumprir a meta de evitar que mais de 90% dos resíduos sejam destinados aos aterros sanitários e incineradores. De acordo com o Instituto, Lixo Zero é um objetivo ético, econômico, eficiente e visionário, que orienta as pessoas e empresas a mudarem seus estilos de vida, buscando simular os ciclos naturais sustentáveis, em que todos os materiais descartados são projetados para se tornarem recursos para outros usarem. 
“O Shopping Metrópole está empenhado em constantemente reduzir o impacto ambiental gerado pela operação do empreendimento, com a finalidade de promover um futuro mais sustentável para todos. Além disso, entendemos que esta é uma ótima maneira de inspirar outras empresas a fazerem o mesmo”, conta Valéria de Biasi, superintendente do shopping.
Logística Reversa
Outra iniciativa que reforça a responsabilidade ambiental do Shopping Metrópole e de seus lojistas são os sistemas de logística reversa implementados por diversas marcas do empreendimento. Neles, as lojas atuam como pontos de coleta de produtos específicos, com o objetivo de reaproveitar itens e materiais ou facilitar o descarte ambientalmente adequado deles. A logística reversa traz vários benefícios, como a redução de resíduos, preservação de recursos naturais, diminuição de poluição e aumenta a conscientização dos consumidores.
Abaixo, confira uma lista de lojas que recebem materiais no Shopping Metrópole.
Drogaria São Paulo:
Coleta de remédios vencidos, embalagens de medicamentos e pilhas usadas.
Claro:
Coleta de pilhas e baterias usadas, além de carregadores portáteis.
Vivo e Tim:
Coletam smartfones, tablets, carregadores, cabos de celulares, baterias e modens usados.
O Boticário:
Coleta embalagens de produtos de beleza e maquiagens usadas.
Observação: Cliente Clube Viva que levar três ou mais embalagens vazias de cosméticos (de qualquer merca), ganha R$ 15 de desconto nas compras acima de R$ 150.
Multicoisas:
Coleta de pilhas usadas.
Óticas Carol:
Coleta de armações antigas.
Youcom:
Coleta peças em jeans e o cliente ganha 15% de desconto na compra de outro jeans.

Nenhum comentário:

Postar um comentário