Com um setor marcado pela alta competitividade e por um público cada vez mais exigente, bares e restaurantes têm encontrado no treinamento e capacitação de equipes uma estratégia essencial para garantir experiências positivas e memoráveis aos clientes. O Grupo Simão reunindo nove empresas tradicionais voltadas ao fornecimento de soluções práticas para o setor gastronômico, traz justamente a qualidade no atendimento, enxergando além do que um detalhe operacional e sim como um pilar da fidelização e da construção de marcas sólidas no food service.
Segundo Lidiane Bastos, CEO do Grupo Simão, que conta com experiência na área de mais de 30 anos, investir em equipe é tão importante quanto investir em estrutura. “Organização, eficiência e cordialidade são elementos que só se conquistam com qualificação contínua. Treinar a equipe é garantir que o cliente seja bem atendido em todas as etapas da experiência”, afirma. A profissional ainda ressalta que não adianta ter os melhores utensílios e produtos se a equipe não está preparada para usá-los com eficiência e propósito e possam trazer uma experiência positiva na jornada do cliente.
Ainda num estudo da consultoria Deloitte já indicava que 73% dos consumidores valorizam estabelecimentos que oferecem conveniência e agilidade no atendimento. Esses números refletem o impacto direto do preparo da equipe na percepção de valor do cliente.
Para Mislene Lima, especialista em encantamento ao cliente e líder de vendas do Grupo Simão, a capacitação é a chave para criar conexões autênticas e positivas. “A experiência personalizada é o que diferencia um estabelecimento comum de um que encanta. E isso exige uma equipe treinada para ouvir, acolher e surpreender”, comenta.
Capacitações regulares abordam desde habilidades técnicas a competências comportamentais, como empatia, comunicação e postura profissional. Aliadas a recursos tecnológicos e inovações em serviço como o uso de cardápios digitais e atendimento automatizado, essas ações elevam o padrão de entrega, além de motivar colaboradores e reduzir a rotatividade.
Com um portfólio que atende desde pequenas cozinhas até grandes redes de alimentação, o Grupo Simão defende que a valorização do capital humano é essencial para o crescimento sustentável do setor. “Investir em pessoas é investir no sucesso do negócio”, conclui Mislene.
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