A obra da ponte Pirituba – Lapa foi retomada, autorizada pela Justiça de São Paulo no dia 18/08, e, segundo o vereador Eliseu Gabriel, é um projeto essencial para os moradores das zonas norte e oeste da cidade de São Paulo, motivo pelo qual ele vinha se empenhando nos últimos anos para liberar a obra. “É mais que uma ponte. Na verdade, é um grande projeto de ligação viária entre os dois bairros e decidiu-se que as obras só serão entregues quando totalmente prontas, não em partes”, explica. No esforço de conseguir a liberação da obra, o vereador Eliseu Gabriel ouviu as demandas das associações de moradores da região – AVL (Amigos da Vila Leopoldina), AMOCITY (Associação de Moradores da City Lapa – Canto Noroeste) e ASSAMPALBA (Associação de Amigos e Moradores pela Preservação do Alto da Lapa e Bela Aliança). Após deliberações, todas as entidades demonstraram disposição para ajudar na retomada dos trabalhos de construção da ponte. Junto ao Poder Público, o vereador apresentou a importância do projeto no Tribunal de Justiça, Ministério Público e Secretaria de Obras da cidade. “Tudo foi resolvido de comum acordo, o projeto ficou melhor e a Justiça autorizou o reinício das obras”, assinala. Para ele, a obra é mais necessária do que nunca, porque a demanda da região é absurda. “Existe, por exemplo, um conjunto de prédios sendo construído a 1 km da marginal Tietê, onde 20 mil novos moradores vão chegar a Pirituba”. O próximo passo é aguardar a publicação da decisão. “Só falta agora a publicação do acórdão no Diário Oficial e a obra vai ser recomeçada. Com muita alegria (pela decisão judicial), finalmente teremos a nossa tão sonhada ponte”, comemora Gabriel.
Ponte Pirituba - Lapa
O projeto foi embargado em 2020 pela Promotoria de Habitação e Turismo, que alegava falta de estudos de impacto ambiental da construção de alças de acesso à marginal Tietê. Estudos de tráfego revelam que a ponte Pirituba-Lapa, quando concluída, será usada por 115 mil moradores da região, o que vai diminuir o fluxo de carros da ponte do Piqueri – atualmente a única opção de trânsito local – e, adicionalmente, encurtar em 36 minutos a distância entre os terminais de ônibus Pirituba e Lapa. Pelo projeto, a ponte terá 900 metros de extensão e começará na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães (altura do condomínio Projeto Bandeirante), seguindo pela Vila Anastácio até a Rua Campos Vergueiro. A ponte terá mão dupla, ciclovia e faixa exclusiva para ônibus.
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