Em 24 de agosto é celebrado internacionalmente o Dia da Infância. Diferente do Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, a data foi instituída pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), e tem como propósito a promoção de uma reflexão sobre em que condições as crianças vivem no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Por não ser uma data com viés comercial, o Dia da Infância pode ser uma oportunidade interessante para pais e filhos estreitarem seus laços. É pensando nisso que a Associação Brasileira de Embalagens de Aço (Abeaço) trouxe algumas sugestões de brincadeiras antigas, que não envolvem tecnologias, e que podem ficar ainda mais lúdicas usando latas de aço. “As latas de aço fazem parte do nosso cotidiano, e por serem resistentes e versáteis, as gerações passadas reutilizavam essas embalagens de maneira bastante criativa. Porém, isso foi se perdendo com o tempo, mas nunca é tarde para se resgatar ou criar tradições. Além de tudo, como mãe, eu penso que um intercâmbio de gerações pode ser muito saudável para estreitar relações entre pais e filhos”, pontua Thais Fagury, presidente da Abeaço e da Prolata Reciclagem. Confira algumas ideias de brincadeiras antigas que as latas podem ajudar a tornar ainda mais divertidas e trazer boas lembranças da infância.
Telefone sem fio
Para as crianças da geração atual, falar em “telefone sem fio” pode parecer algo sem sentido, já que para eles, que cresceram com os smartphones, estranhos são os telefones com fio. Mas que tal, além de relembrar a infância, dar uma aula sobre a história da telefonia para os pequenos? A montagem do brinquedo é simples e prática, sendo necessárias apenas duas latas de aço e um barbante: com esses dois objetos em mãos, faça um pequeno furo no fundo de cada lata. Depois disso, passe o barbante pelos buracos e dê um nó em cada ponta do fio dentro das latas. Em seguida, se posicione a uma distância considerável das crianças e deixe a diversão rolar solta! Quando uma pessoa falar na lata, a vibração percorrerá o fio e a mensagem será transmitida para a outra ponta, mas não exatamente sem ruídos. Parte da graça está em observar como as palavras se transformam ao longo do caminho.
Corrida de Lata
Um pouco menos conhecida, essa brincadeira é um excelente treino para o equilíbrio e a coordenação motora, principalmente para aqueles pequenos que já não são tão pequenos assim. A preparação também é simples e não exige muita coisa para ser realizada. Faça dois furos na parte de baixo de duas latas de aço do mesmo tamanho, vazias e limpas. Em seguida, passe uma corda firme e resistente pelos furos. Depois disso, os competidores devem segurar a corda de maneira firme e se equilibrar sobre as latas. Nessa posição, dê passos firmes, mas com cuidado, com as latas. Quem chegar primeiro à linha de chegada, sem cair ou derrubar as latas, é o vencedor.
Jogo da Memória Sonoro
Este último é a adaptação de uma brincadeira muito comum, mas revisitada para estimular outro de nossos sentidos. Enquanto o jogo da memória clássico visa exercitar nossa memória visual, esta nova versão tem como objetivo ser um exercício para nossa memória sonora. Para montar o tabuleiro, pegue entre seis e 12 latas de aço e as preencha, em pares, com diferentes materiais, como pedrinhas, arroz, milho de pipoca ou areia. É importante se certificar de que cada par de latas contenha a mesma quantidade de material e esteja bem vedada. Depois disso, misture as latas e posicione-as em um tabuleiro. Os jogadores devem agitar duas latas por vez e tentar encontrar os pares correspondentes pelo som que elas produzem. É um jogo desafiador que estimula a percepção auditiva e a memória.
www.abeaco.org.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário