Primeira turma de Medicina da USP em Bauru na solenidade de colação de grau – Foto: Alexandre A. P. Montilha e Camila Medina/Instagram.
No último dia 10 de novembro, foi realizada a colação de grau dos 52 alunos que concluíram o curso de Medicina da USP em Bauru. A primeira turma a se formar nesse campus – a USP tem outros dois cursos de Medicina, um na capital e outro em Ribeirão Preto – ficará eternizada numa placa de formatura instalada no Hospital das Clínicas (HC) de Bauru, local onde os formandos tiveram aulas práticas, atenderam pacientes e que também receberá as placas das próximas turmas.
“Nos esforçamos muito como instituição para abrir o hospital o quanto antes e para que essa primeira turma tivesse a oportunidade de passar por aqui. Hoje temos em funcionamento no hospital UTI Adulto, UTI Pediátrica, enfermarias de Clínica Médica Adulto e Clínica Pediátrica, onde vocês passaram. E vão ficar as histórias e momentos que vocês vivenciaram, os pacientes que vocês atenderam”, destacou aos formandos o diretor-geral do HC Bauru, Danilo Arruda de Souza.
Para o formando Leonardo Resende de Sousa, de 23 anos, integrar a primeira turma de Medicina da USP Bauru é algo histórico e a placa de formatura vem deixar isso registrado no Hospital das Clínicas. “Com certeza isso vai ficar marcado para o resto da vida. As outras turmas também terão suas placas aqui no hospital, mas ser a primeira turma é muito especial. Este hospital, para nós, é a nossa casa, onde a gente conseguiu fazer parte do nosso internato. Sempre quisemos o hospital aberto, funcionando em sua plena capacidade, e esperamos um dia poder voltar e trabalhar como médicos aqui”, finaliza Leonardo, que é oriundo de São Sebastião do Paraíso (MG) e pretende permanecer em Bauru para realizar residências médicas em Otorrinolaringologia e em Cirurgia Geral.
O professor Tales Rubens de Nadai, coordenador do curso de Medicina da USP Bauru desde maio de 2023, ressaltou que este importante momento busca “eternizar o nome dos formandos da primeira turma já no Hospital das Clínicas, como é tradição nas outras Faculdades de Medicina da USP”. E pontuou: “Estamos muito felizes por estar com o HC em funcionamento e por termos conseguido que parte do internato dessa primeira turma já tenha sido feita dentro do hospital”.
.
Coordenador do curso de Medicina de junho de 2019 a maio de 2023, o professor Luiz Fernando Ferraz da Silva enfatizou o simbolismo que marca a primeira turma. “Tenho na minha sala uma lista da primeira turma da FMUSP [Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, da capital], e olho sempre para ela. Se eu tive a possibilidade de estudar lá depois, de ser professor e de construir a minha carreira, foi porque aquelas pessoas se entregaram, passaram por todas as dificuldades e ajudaram a construir aquilo. Depois que trilhamos juntos esse caminho ao longo desses seis anos e de ver o que é implantar um curso, eu valorizo ainda mais aquela listinha. E agora vou ter duas, pois também terei guardada a lista da primeira turma de Bauru para ser eternizada”, assinalou.
A diretora da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, Marília Afonso Rabelo Buzalaf, salientou aos formandos que este é um momento muito especial para todos: “É o marco inicial de uma carreira de muito sucesso e de excelência. Estaremos sempre de braços abertos para recebê-los, este campus sempre será a casa de vocês”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário