quarta-feira, 3 de julho de 2024

ABVE apresenta proposta de teste simulado de incêndio aos bombeiros de São Paulo

A ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) e o Comando do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo (CBPMESP) voltaram a se reunir nesta quarta-feira (26/6) para avançar no debate sobre segurança e prevenção de incêndios nas operações de recarga de veículos elétricos em garagens de edifícios residenciais e comerciais. A ABVE apresentou aos bombeiros uma primeira proposta de simulado de incêndio em baterias e/ou veículos elétricos, com sugestões de data, local e características do teste, cujos detalhes ainda serão avaliados.
Seriedade
O tenente-coronel Max Schroeder, chefe do Departamento de Segurança e Prevenção Contra Incêndios do CBPMESP, gostou da proposta. “É um primeiro passo importante, cumprimento a ABVE pela seriedade com que tem conduzido esse tema delicado”. Segundo ele, os bombeiros têm grande interesse em observar e analisar com rigor técnico, por meio de testes controlados, as principais hipóteses de acidentes envolvendo veículos elétricos, baterias e carregadores. Esses testes, afirmou, balizarão as futuras regras de segurança dos bombeiros de São Paulo e poderão ser referência para uma norma nacional sobre o tema. “Temos de pensar em regras possíveis de serem cumpridas, mas que sejam também funcionais. A prioridade dos bombeiros será sempre a proteção à vida humana”, disse o tenente-coronel. 
O capitão Ronaldo Ribeiro, coordenador da Comissão de Estudos sobre Eletromobilidade e Acumuladores de Energia do Corpo de Bombeiros de São Paulo (CBPMESP), acrescentou que a colaboração da ABVE “é muito bem-vinda”. “A proposta da ABVE à Comissão de Estudos contribuirá para que a futura legislação seja moderna, pautada por parâmetros científicos, a partir dos testes, e alicerçada pela experiência de outros corpos de bombeiros do País e do mundo, que poderão participar da composição desse documento técnico”.
Diálogo
O presidente da ABVE, Ricardo Bastos, destacou o canal de diálogo aberto pelos bombeiros de São Paulo. “O objetivo da ABVE é contribuir para elaborar regras ao mesmo tempo viáveis eficazes, dando tranquilidade tanto aos usuários de carros elétricos quanto aos condôminos, síndicos e ao mercado da construção civil de modo geral”. “Ficou claro que temos um objetivo comum: contribuir para que os bombeiros paulistas e e de todo o Brasil apresentem regulamentações modernas e sintonizadas com a melhor experiência internacional para reduzir ainda mais o risco de incêndio em veículos elétricos”, concluiu Ricardo Bastos.
cucafromer@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário