O Sicoob UniMais Metropolitana, a primeira instituição financeira cooperativista de Santos, celebra 30 anos de existência em junho deste ano. Formada por médicos, a cooperativa iniciou suas atividades embaixo de uma escada na Unimed Santos, contando com apenas quatro funcionários. Desde então, começou uma história de crescimento e ampliação da sua atuação no estado de São Paulo. E desde 2018 deixou de ser uma cooperativa exclusiva dos médicos e profissionais da saúde para atender toda a comunidade que tivesse interesse em ser associado. Integrando o sistema Sicoob, a cooperativa agora possui mais de 23 mil cooperados na Baixada Santista, São Paulo e região metropolitana, com um total de 20 unidades nessas localidades, além de atendimento digital. Além de oferecer produtos e serviços financeiros, a cooperativa está alinhada com os interesses da comunidade e realiza diversas ações e projetos com o objetivo de gerar benefícios socioeconômicos não apenas para seus associados, mas para toda a sociedade. "A cooperativa representa um modelo único de organização que não apenas fortalece economicamente seus membros, mas também promove valores de solidariedade e sustentabilidade. Essa colaboração não só impulsiona o desenvolvimento local, mas também inspira um sentido de pertencimento”, destaca o Presidente do Conselho de Administração, Dr. Antonio Fernandes Ventura.História
A cooperativa Sicoob UniMais Metropolitana iniciou suas operações em 1994 com o apoio da Unimed Santos. Fundada inicialmente por médicos que, apesar de não possuírem experiência no mercado financeiro, foram inspirados pelos princípios cooperativistas e pela estrutura de negócios que conheceram em Cascas, no Rio Grande do Sul. Em 2000, expandiu sua área de atuação, levando os negócios cooperativos para a capital e outras regiões. Em 2016, a cooperativa ingressou no sistema Sicoob, o que permitiu a ampliação significativa do seu portfólio de produtos e serviços. Oferecendo mais tecnologia, por meio do App Sicoob, um dos aplicativos financeiros mais bem avaliados e com a entrega de mais comodidade e segurança aos associados.
Em 2018, deixa de ser uma cooperativa exclusiva dos profissionais da área da saúde e expande a abertura de contas para interessados em se tornarem cooperados. No mesmo ano, a cooperativa se destacou e foi reconhecida entre as 100 maiores cooperativas do Brasil.
O crescimento da Metropolitana é motivo de orgulho para o Presidente do Conselho de Administração. "Desde nossa fundação, em 1994, a cooperativa se projeta exponencialmente a cada ano. Hoje, estamos orgulhosos de ter distribuído uma importância de R$ 165 milhões em sobras aos nossos cooperados ao longo de 30 anos”, comenta. Além do resultado de sobras, há também o chamado Ganho Social, que no ano passado foi de R$ 4.708 por membro (que representa a média da economia gerada em taxas e tarifas pela cooperativa quando comparadas às que são cobradas pelas outras instituições).
Nenhum comentário:
Postar um comentário