![]() |
Foto: Leonardo Rattes- Ascom/Sesab |
Estrutura reforçada e foco em prevenção
Além dos 13 estandes de testagem, que funcionam em datas variáveis entre os dias 18 e 29 de junho, a operação mobilizará 3.540 plantões extras em unidades estaduais, além de equipes da ouvidoria, da corregedoria e da vigilância em saúde. Também serão distribuídos um milhão de preservativos. Neste ano as cidades com estruturas estatuais são Salvador, Cruz das Almas, Amargosa, Santo Antônio de Jesus, Ibicuí, Alagoinhas, Irecê, Senhor do Bonfim, Camaçari, Itaberaba, Jequié, Cachoeira e Eunápolis. Em 2024, nos sete municípios onde os estandes foram implantados, foram registrados 209 diagnósticos positivos para sífilis, 21 para HIV, 13 para hepatite C e quatro para hepatite B. A operação São João 2025 representa uma ampliação substancial da atuação da Sesab em relação ao ano anterior, quando apenas sete municípios receberam estandes de testagem. “A saúde pública deve ser presença concreta nos territórios, principalmente onde há grandes aglomerações e celebrações populares. Esse esforço preventivo e assistencial salva vidas, reduz riscos e fortalece o SUS na ponta”, acrescentou Roberta Santana.
Referência no atendimento a queimados
O investimento incluirá também reforço nos plantões do Hospital Geral do Estado (HGE), unidade que conta com um Centro de Tratamento de Queimados. São cerca de 200 profissionais atuando para oferecer tratamento especializado à população. Funcionando 24 horas por dia, o CTQ dispõe de leitos distribuídos nas alas pediátrica e adulto. São leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de enfermaria prontos para dar a assistência necessária ao paciente que sofre algum tipo de queimadura. Reconhecido nacionalmente, o centro é um dos mais bem equipados do país, contando, inclusive, com centro cirúrgico. O CTQ do HGE está preparado para oferecer cuidados especializados e abrangentes aos pacientes com queimaduras, buscando sempre os melhores resultados de recuperação e reabilitação.
Queimaduras em queda, mas crianças seguem vulneráveis
Dados do São João de 2024 revelam um recuo nos atendimentos por queimaduras nas unidades estaduais, caindo de 71 em 2023 para 66 no ano passado, uma redução de 7%. O Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, concentrou a maior parte dos casos, com exatamente 47 atendimentos tanto em 2023 quanto em 2024. Destes, 44,6% eram crianças com menos de 13 anos. Não foram registrados casos graves, mas a presença de crianças entre as vítimas acende alerta sobre a necessidade dos pais, familiares e responsáveis estarem atentos.
Fonte Ascom/Sesab
0 Comentários