Com metodologia própria e foco no desenvolvimento técnico, criativo e emocional, o programa Feira Preta Cria inicia uma nova rodada de formações em cidades do interior paulista em 2025. A iniciativa, criada pelo Feira Preta, quer qualificar e fortalecer empreendedores negros por meio de ferramentas práticas e saberes construídos por especialistas, também negros, em um processo formativo que reconhece os desafios estruturais enfrentados por essa população no mercado.
O Feira Preta Cria é uma realização da Feira Preta, através do PROAC-SP, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, com patrocínio da Gerdau e Solenis e parceria do SESC. Somente em 2024, o Feira Preta Cria capacitou mais de 650 empreendedores em diversas regiões do País. A parceria com o SESC SP, consolidada ao longo de mais de duas décadas de atuação conjunta em ações culturais e formativas, tem sido fundamental para a expansão territorial do projeto.
Agora, em 2025, o projeto dá continuidade ao ciclo com novas turmas em diferentes unidades do SESC SP:SESC Casa Verde (São Paulo – Capital): 10 a 15 de junho (inscrições encerradas)
SESC Bauru: 01 a 07 de julho
SESC Sorocaba: 22 a 27 de julho
SESC Campinas: 29 de julho a 03 de agosto
SESC Ribeirão Preto: 05 a 10 de agosto
A edição realizada no SESC Casa Verde integra a programação do Festival Sesc Culturas Negras. O programa segue metodologia proprietária, que conta com a participação de especialistas locais a cada edição. Os conteúdos abordam desde processos criativos, produção de produtos e serviços e até estratégias de distribuição e consumo, sempre com foco na realidade de empreendedores negros. Um dos diferenciais da formação é o módulo dedicado ao autoconhecimento e fortalecimento identitário, reforçando a compreensão de que o empreendedorismo negro demanda abordagens específicas, sensíveis ao contexto social e econômico desses profissionais. Ao final da jornada, todas as pessoas participantes da turma terão a possibilidade de expor seus produtos e/ou serviços na Feira Preta Pocket, que serão realizadas nas unidades do SESC onde ocorrerão as aulas.
As formações são direcionadas a empreendedores negros e indígenas dos territórios onde as turmas são realizadas. As inscrições são divulgadas com antecedência no perfil oficial do programa no Instagram: @feirapretacria (https://www.instagram.com/feirapretacria). A abertura de inscrições para a próxima edição, em Bauru, será anunciada ainda nesta semana.

0 Comentários