No Mês do Orgulho, a cidade de São Paulo recebe uma ampla programação cultural que antecede e acompanha a realização da 29ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, marcada para o dia 22 de junho, domingo, na Avenida Paulista.
Entre os destaques está o Festival Castro, que leva ao Vale do Anhangabaú, no dia 21 de junho, shows e ações sociais, sendo considerado o “esquenta oficial” da ParadaSP. O line-up reúne grandes nomes da música brasileira e da cena eletrônica. Entre eles estão Ludmilla, Ney Matogrosso, Urias, Karol Conká ao lado de Linn da Quebrada e Boombeat, no palco Colors.
A programação paralela conta ainda com a exposição O mais profundo é a pele: envelhecer LGBT+, em cartaz até 31 de agosto no Museu da Diversidade Sexual, com visitas disponíveis a partir das 10h.
Nos dias 13, 15, 20 e 21 de junho, sempre às 20h, o Teatro Commune apresenta a peça Porta Aberta. Nos dias 15, 20 e 21 de junho, o Memorial da Resistência promove visitas mediadas com foco nas memórias da repressão e resistência LGBT+ durante a Ditadura Civil-Militar. No dia 18, às 22h, a Micareta SP reúne Claudia Leitte, Ivete Sangalo e Marina Sena no Canindé.
A Expo Queer reúne mais de 30 artistas em torno da arte queer, entre os dias 19 e 22 de junho, das 10h às 22h, no Hacker Hostel. No dia 21 de junho, o Festival Cine na Praça – Raízes da Diversidade, leva atividades gratuitas ao Parque Augusta, das 14h às 21h, com exibição de filmes, aulas de vogue e capoeira, música e contação de histórias.
Já nos dias 28 e 29 de junho, sábado, a partir das 18h; e domingo, a partir das 17h, o Sarau (Re)Existir ocupa a Consolação, com debates e apresentações artística A programação se encerra com o Festival Vórtice, recorte de obras em diversas plataformas - como pintura, escultura, fotografia, ilustração, gravura, cinema, videoarte, publicações e performances -, criadas por 123 artistas de sete países que permanece em cartaz até o dia 29 de junho no Espaço República.
A ParadaSP não é responsável pela produção das atividades citadas. A curadoria e divulgação deste roteiro têm como objetivo apoiar a visibilidade das iniciativas culturais que integram o Mês do Orgulho na cidade de São Paulo.