sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Campanha 'Bem Me Quer, Bem Me Quero' reforça a responsabilidade coletiva no cuidado com a saúde mental

Durante o Setembro Amarelo, mês da prevenção ao suicídio, a Viatris, empresa global com o propósito de empoderar as pessoas ao redor do mundo para viverem com mais saúde em todas as fases da vida, ressalta a importância de tomadores de decisão, profissionais da área da saúde e organizações refletirem sobre o papel de cada um no cuidado com a saúde mental da população. Com o apoio da ABRATA (Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos), a quarta edição da campanha “Bem Me Quer, Bem Me Quero” tem como tema “A atenção de todos com a saúde mental transforma vidas”. Os dados destacados no paper “Para uma Mudança de Paradigma em Saúde Mental na América Latina”, produzido pela FP Analytics com apoio da Viatris, estima que as condições de saúde mental precárias da população irão gerar custos de cerca de US$ 6 trilhões por ano globalmente até 20301. A falta de priorização nessa área refletiu-se em um aumento de 38% nos afastamentos por transtornos mentais em 2023 em relação a 2022². Na América Latina e Caribe, 77,9% das pessoas diagnosticadas não recebem tratamento¹ e, no Brasil, há uma média de apenas 3,7 psiquiatras para cada 100 mil pessoas¹. Os investimentos na área de saúde mental geram resultados impactantes, podendo chegar a um retorno até 4 vezes maior que o investimento inicial. Isso mostra que as ações podem ser autofinanciadas, rendendo um grande retorno para a sociedade, com melhoria em qualidade de vida e ganhos em produtividade econômica1.
Referências MEYLAN, Phillip; SCHMIDT; Isabel; DR. ALAM, Mayesha. Para uma Mudança de Paradigma em Saúde Mental na América Latina. FP Analytics. Setembro 2023.
Valor Econômico. Afastamentos por transtornos de saúde mental sobem 38%. Disponível em <https://valor.globo.com/carreira/noticia/2024/01/22/afastamentos-por-transtornos-de-saude-mental-sobem-38.ghtml>. Acesso em 08 jul 2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário