sexta-feira, 30 de junho de 2023
Cães abandonados são resgatados em casa no Sampaio
Paraisópolis e Heliópolis realizam testagens gratuitas de Hepatite C neste final de semana (1 e 2 de julho)
Doença silenciosa - A Hepatite C, inflamação do fígado, que pode evoluir para uma infecção aguda ou crônica, é uma patologia silenciosa e perigosa, em especial para a população carente de cuidados adequados em saúde. Por isso, as pessoas diagnosticadas serão imediatamente orientadas por uma equipe multidisciplinar e encaminhadas aos locais de tratamento do SUS. O projeto tem como missão contribuir com a eliminação da Hepatite C no Brasil, de acordo com as metas da Organização Mundial da Saúde. Para selecionar as regiões contempladas, a Gilead, através da Yabá Consultoria, efetuou um criterioso diagnóstico socioterritorial em 15 estados brasileiros. “A definição das comunidades teve aprovação de líderes comunitários, rádios, escolas, igrejas, organizações sociais e comércios locais, e foi articulada com Unidades de Saúde próximas das localidades para direcionar as pessoas diagnosticadas e dar início ao tratamento gratuito em unidades de atendimento do SUS”, afirma Andrea Moreira, CEO da Yabá Consultoria.
Bio Mundo marca presença na ABF Franchising Expo 2023
quinta-feira, 29 de junho de 2023
SALVADOR DESPENCA DE 3ª PARA QUINTA MAIOR CIDADE DO BRASIL

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje (28/06) os dados do Censo Demográfico 2022 relativos à população residente, crescimento populacional, número e espécie de domicílios, média de moradores por domicílios e densidade demográfica. Os dados subsidiarão a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento, na análise da realidade socioeconômica do estado. A seguir, são destacados os principais resultados. A Bahia, com 14.136.417 habitantes, mantém a maior população do Nordeste e a quarta maior população do Brasil, atrás de São Paulo (44.420.459), Minas Gerais (20.538.718) e Rio de Janeiro (16.054.524). Houve um acréscimo de um pouco mais de 119 mil residentes na Bahia, entre
Visitação de bens públicos leiloados pelo Estado vai até 7 de julho

Museu do Futebol agita programação gratuita de férias na Praça Charles Miller
A programação do Museu do Futebol para as férias de julho promete tirar todo mundo de casa para se divertir: a partir de 1º/7, a Praça Charles Miller e a fachada do Estádio do Pacaembu serão tomadas por atividades gratuitas para todas as idades. A programação inclui brincadeiras, oficinas, apresentações culturais, torneio de tênis de mesa e até quadras de areia para a prática de beach tennis e futevôlei - e o que é melhor, tudo de graça. O Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo. A tradicional programa Férias no Museu ocupa o foyer do Estádio do Pacaembu de terça a domingo, das 10h às 17h. Todos os dias haverá brinquedos disponíveis no espaço para uso livre do público, como jogos educativos, quebra-cabeças gigante, futmesa, futebol de botão, arco e flecha e badminton. Cada dia da semana haverá também atividades especiais,
quarta-feira, 28 de junho de 2023
Ita Pedro terá Espaço Social Kids para acolher filhos de vendedores ambulantes durante festa
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), está implementando um Espaço Social Kids para dar suporte aos filhos de vendedores ambulantes que trabalharão durante o Ita Pedro 2023 - O Maior São Pedro do Brasil. O espaço será montado na nova sede do Núcleo Cuidar, localizada próxima à Justiça do Trabalho, no Bairro São Caetano. Serão disponibilizadas um total de 40 vagas para crianças com idades entre oito meses e 12 anos e 11 meses. Os responsáveis poderão cadastrar seus filhos no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS IV), localizado na Rua Juarez Távora, nº 998, em São Caetano, das 8h às 16h. Para o cadastro, é necessário apresentar os documentos de identidade (RG) e CPF dos responsáveis, assim como os documentos das crianças e o cartão do SUS. A coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Maria D'ajuda Cavalcante Lucas (Preta), explicou que o Espaço Social Kids contará com uma equipe multidisciplinar de atendimento. Ela afirmou: "Nossa equipe multidisciplinar estará presente no Espaço Kids das 18h às 6h durante os quatro dias de festa. No local, serão oferecidos lanches, contação de histórias, jogos de tabuleiro, apresentações, baile junino, atividades recreativas, sessões de cinema e outras atividades lúdicas". Preta Lucas também mencionou que haverá uma equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) circulando pelo circuito da festa para fiscalizar as barracas e verificar se há crianças envolvidas em trabalho infantil, como coletar latas, vender doces ou estar desacompanhadas dos responsáveis durante os dias de forró.
Forças de Segurança atuam na prevenção ao abuso e tráfico de drogas no Ceará


![]() |
Proerd nas escolas - Desde 2001, como parte das ações de prevenção das Forças de Segurança do Estado, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), desenvolvido no Ceará pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), promove capacitações de conscientização em ambiente escolar. O projeto tem o intuito de promover a prevenção do uso de substâncias como o álcool e drogas ilícitas por jovens em todo o Estado, por meio de palestras, em escolas públicas e particulares em todo o Estado, além de organizações não-governamentais (ONGs), mediante solicitação por ofício. Atualmente, o programa realiza ações voltadas ao público do ensino infantil, ao 5º e 7º anos, e em breve será ampliado ao ensino médio.
segunda-feira, 26 de junho de 2023
ARRAIALMOBIZAP: desconto especial para passageiros aproveitarem festas juninas e julinas
SPM emite nota de repúdio contra vereador de Itabuna por violência política de gênero
Neste domingo, 25, a Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia emitiu uma nota de repúdio e indignação diante dos acontecimentos envolvendo o vereador Danilo de Freitas, da cidade de Itabuna, Extremo Sul da Bahia. No último dia 20 de junho, o vereador cometeu um ato de violência política de gênero contra a primeira-dama da cidade, a advogada Andréa Castro, utilizando termos e adjetivos ultrajantes e misóginos. A secretaria destacou que é inadmissível que, em pleno século XXI, em um contexto em que se busca a igualdade de gênero e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, ainda se perpetuem atitudes de desrespeito e sentimentos contra as mulheres em qualquer contexto, especialmente nenhum espaço político. Além disso, a secretaria afirmou estar empenhada em construir ações e medidas que garantam a prevenção e o enfrentamento à violência de gênero nos espaços públicos e privados, pois acredita que o lugar da mulher é onde ela quiser. A nota também manifestou solidariedade à primeira-dama e advogada, Andréa Castro, e todas as mulheres que enfrentam diariamente a violência de gênero na esfera política. A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia destacou que está atenta à violência contra a mulher na política, enfatizando que essa é uma questão nacional e que o Estado da Bahia não é exceção.
Chef Aprendiz realiza competição final da edição Embu das Artes no Grand Hyatt São Paulo
Férias de julho do Família no Parque no Villa-Lobos será de Festa Julina todos os dias
domingo, 25 de junho de 2023
Geraldo Azevedo embala Pelourinho com sucessos que ultrapassam gerações

Em toda a Bahia - Durante o São João de 2023, mais de 280 municípios baianos estão sendo apoiados pelo Governo do Estado, para a realização dos festejos juninos. O investimento do Estado, entre apoios e serviços, é superior a R$ 100 milhões e contempla ainda serviços de saúde, segurança e infraestrutura.
quinta-feira, 22 de junho de 2023
Magnólia Papelaria participa da ABF Franchising Expo 2023
Polícia Civil - Operação e prende suspeitos de roubos em lojas de Fortaleza

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) deflagrou, nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (22), uma operação com foco em cumprir mandados de busca e apreensão e de prisão, em desfavor de alvos envolvidos em uma série de roubos a lojas de departamento, no Centro de Fortaleza e na Avenida Monsenhor Tabosa. Até o momento, 16 mandados de busca e apreensão e seis de prisão foram cumpridos em vários bairros da Capital e Região Metropolitana de Fortaleza. Na ofensiva, celulares foram apreendidos. Com foco em prender homens e mulheres envolvidos em crimes de roubo e furtos e crimes de receptação, os policiais saíram em campo para localizar os partícipes dos crimes registrados em janeiro e fevereiro deste ano. Na época, suspeitos entravam nos estabelecimentos comerciais e cometiam as ações criminosas. Hoje, com as decisões judiciais em mãos, os policiais prenderam seis pessoas com ligação direta nesses crimes. Deste, dois já se encontravam recolhidos em unidades prisionais, respondendo por outros delitos. Mandados de buscas e apreensão também foram cumpridos nos bairros Meireles, Sapiranga, Cidade dos Funcionários, Jardim das Oliveiras, Barra do Ceará, Messejana, Granja Lisboa, Lagoa Redonda, em Caucaia e Maracanaú. Agora, os policiais civis seguem com as diligências, com foco em prender os demais alvos desta operação. Celulares também foram recolhidos, onde serão analisados e contribuirão com as investigações que seguem em curso.
PREFEITO DE ITABUNA ANUNCIA LICITAÇÃO PARA REFORMA DO ESTÁDIO ITABUNÃO
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), anunciou no final da tarde de quarta-feira, dia 21, o novo projeto arquitetônico para a requalificação do Estádio Fernando Gomes Oliveira, e deu autorização para o início do processo de licitação para contratar uma empresa construtora. Esta será a primeira reforma do estádio desde a sua inauguração, ocorrida em 28 de julho de 1973, no jogo entre Itabuna e Vitória, que terminou em empate por 2 a 2. Segundo o projeto, o Estádio de Itabuna, que pertence à Secretaria de Esportes e Lazer, terá um design moderno desenvolvido pelos arquitetos e urbanistas Keila Silva e Kleiton Borges, juntamente com a engenheira civil Amanda Alves. A fachada será renovada, proporcionando maior conforto aos cidadãos, especialmente às pessoas com deficiência, com uma área exclusiva de fácil acesso e catracas eletrônicas para entrada. Augusto destacou que todas as áreas em Itabuna são prioridades, depois de décadas de poucos investimentos por parte de gestores anteriores. Ele ressaltou que há investimentos sendo feitos nas áreas de infraestrutura, urbanismo, saúde e educação. O prefeito também mencionou o sucesso do Itabuna Esporte Clube na série A do Baianão, Copa do Brasil e série D, bem como o avanço do Grapiúna na disputa da 2ª Divisão.
Estudante Queila Sales da rede estadual vai expor telas no salão Le Carrousel Du Louvre, na França

quarta-feira, 21 de junho de 2023
Rede Lopes reforça presença no Tatuapé
Por que as festas juninas são um patrimônio cultural brasileiro?
Bolo de milho, paçoca, pamonha, amendoim, pinhão, quentão. Todos os anos, em junho e julho, o Brasil é tomado por essas e outras guloseimas típicas das festas juninas. Com origem nas antigas festas pagãs que celebravam a chegada do verão à Europa, essas celebrações são, atualmente, uma lembrança das inúmeras tradições culturais e gastronômicas que se misturam e tornam única cada uma das regiões brasileiras. A ideia original era comemorar o Solstício de Verão e afastar os maus espíritos e qualquer praga que pudesse atingir a colheita, como explica o coordenador pedagógico da Conquista Solução Educacional, Robson Ghedini. “Muitos historiadores atribuem a essas festas, realizadas na Europa dos séculos XV e XVI,
terça-feira, 20 de junho de 2023
Tradicional Festa Junina da Quinta do Olivardo acontece nos dias 24 de junho e 1º de julho
Santana Parque Shopping promove Campanha do Agasalho
ADATA Technology apresenta ótimas opções para consumidores aprimorarem performance
Batalhão de Polícia Rodoviária reforça segurança nas estradas baianas durante o período junino
O Batalhão de Polícia Rodoviária (BPR) está implementando um esquema especial para a Operação São João, que ocorrerá de 22 a 26 de junho, com o objetivo de reforçar a segurança nas rodovias da Bahia. Cerca de 250 policiais adicionais serão mobilizados, juntando-se aos efetivos das seis companhias independentes já atuantes no batalhão. Além disso, cidades como Irecê e Senhor do Bonfim, que não possuem sedes do BPRv, também contarão com equipes especializadas durante os dias de festa. Durante esse período, os policiais realizarão blitz itinerantes, verificação de documentos, testes de bafômetros e inspeções veiculares constantes nas estradas. O major Fausto Mattos, coordenador de planejamento operacional do batalhão, destacou que o reforço policial visa atender não apenas as companhias locais, mas também outras cidades com festividades mais intensas. "Este ano há uma diferença significativa em relação ao ano passado, pois muitos municípios que tiveram eventos menores em 2022 terão festas maiores este ano, exigindo uma atenção especial nas vias", disse ele. O oficial enfatizou a importância de os cidadãos estarem com a documentação pessoal e do veículo em dia, e dirigirem com ainda mais cautela durante o período festivo. "Sabemos que o São João é uma celebração tradicional e animada, mas é necessário que todos estejam dispostos a contribuir para a segurança e evitar acidentes nas estradas", concluiu
segunda-feira, 19 de junho de 2023
Antares será polo de oportunidades para profissionais da engenharia
O Antares Polo Aeronáutico deve iniciar suas operações até o fim de 2024, mas desde o seu lançamento no ano de 2020, o mega empreendimento já alimenta uma grande expectativa de ser também um polo gerador de oportunidades de trabalho, especialmente para profissionais com alta qualificação técnica, como por exemplo, engenheiros de variados segmentos. Essa é, inclusive, a avaliação do professor João Paulo Souza Silva, coordenador do curso de Engenharia de Transporte da Universidade Federal de Goiás (UFG), que na última terça-feira (13), juntamente com a professora Michelle Carvalho Galvão, responsável pelas disciplinas de Projeto de Aeroportos, Tecnologia Aeroviária e Laboratório de Tecnologia Aeroviária, comandou mais uma visita de alunos da UFG ao canteiro de obras do Antares. O sócio-empreendedor e piloto, Fábio Bastos e o coordenador geral das obras do futuro polo aeronáutico, o engenheiro civil Breno Luiz Rojas, recepcionaram os estudantes, explicando vários detalhes sobre o projeto.
Operação conjunta entre Inema, PRF e Ibama fiscaliza transporte de produtos perigosos na BR-116

Pesquisadoras criam bioindústria para produção de insumos para cosméticos ecológicos

Não é de hoje que o mercado da beleza se destaca como um dos mais lucrativos. Segundo informações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em 2021, o mercado dos cosméticos lucrou R$ 124 bilhões. É nesse contexto que surge a Puba, uma bioindústria fundada pelas cientistas Acsa Magalhães e Taris Maria Macedo, sob a orientação da professora Angélica Lucchese, que desenvolve, por meio da fermentação, extratos de origem vegetal que podem substituir os produtos químicos comuns na produção de cosméticos.
domingo, 18 de junho de 2023
“Não podemos ver nossos povos indígenas passando fome”, desabafa governador Jerônimo Rodrigues

Wikirriga: plataforma de conhecimento sobre agricultura irrigada aberto à sociedade
Lineu Neiva Rodrigues - A irrigação é a base de toda a agricultura irrigada. Talvez ela seja a tecnologia mais antiga utilizada na produção de alimentos. Há cerca de 6 mil anos, na Mesopotâmia, região que hoje compreende o Iraque e parte do que é chamado Crescente Fértil, colonos construíram canais e desviaram a água do Rio Eufrates para suas plantações, iniciando a prática da irrigação, que acabou transformando a terra e aquela sociedade como nenhuma outra atividade havia proporcionado até então. Aquela ação viabilizou uma produção confiável de alimentos e possibilitou que parte das pessoas pudesse trabalhar em atividades diferentes da agricultura. Segurança alimentar e segurança hídrica estão no centro das maiores preocupações da sociedade na atualidade. Produzir alimento demanda quantidades significativas de água. Em um cenário onde o clima é cada vez mais incerto, a produção de alimentos em agricultura de sequeiro, aquela que depende apenas da água da chuva, é cada vez mais incerta. Nesse contexto, a irrigação torna-se cada vez mais estratégica para trazer sustentabilidade e estabilidade à produção de alimentos. A irrigação é a principal usuária de recursos hídricos, e talvez esse fato torne mais difícil para a sociedade a compreensão de sua importância. Mas é justamente por esse motivo que a comunicação e a disponibilização de conhecimento são tão importantes.
Colocamos o general Heleno no banco da CPI
Natalia Viana |
sexta-feira, 16 de junho de 2023
Museu do Futebol divulga resultado do 2º Concurso de Crônicas Esportivas
Três mulheres foram as vencedoras do 2º Concurso de Crônica do Museu do Futebol, realizado em parceria com a revista Placar e a ONU Mulheres. Os textos vencedores ofereceram abordagens diversificadas sobre a relação das mulheres com o futebol, seja a partir da relação entre mãe e filha atravessada pelo esporte; o fluxo de pensamentos de uma jogadora que se lesiona; uma homenagem às matriarcas das periferias brasileiras que organizam a relação das comunidades com o futebol. Realizado pelo Museu do Futebol - instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo - o concurso teve total de 305 participações de todo o Brasil. Todas as crônicas podem ser lidas aqui: https://museudofutebol.org.br/saiu-o-resultado-do-2o-concurso-de-cronicas/ . Em primeiro lugar, a crônica “Mina boleira” apresentada por Clélia Marques Gorski foi considerada exemplar pela comissão por abordar de maneira contemporânea as mudanças da relação das mulheres com o futebol.
Bahia Sem Fome já beneficiou mais de 48 mil famílias no estado

ITABUNA JOGARÁ CONTRA O FLAMENGO (RJ) PELA COPA 2 DE JULHO DE FUTEBOL

20/6: Dia Mundial do Refugiado com exames de saúde, documentação e ofertas de emprego
São Paulo, 15 de junho de 2022 – Apoiar o imigrante e, sobretudo, o refugiado – combatendo a xenofobia e a islamofobia – vem inspirando a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil, FAMBRAS, a promover e participar de diversas ações. A próxima, promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, será o Mutirão de Serviços para Migrantes e Refugiados e acontecerá no dia 20 de junho, das 10h às 15h, no Centro de Integração da Cidadania da Barra Funda, conhecido como CIC Imigrante. A Federação participará deste evento que celebrará o Dia Mundial do Refugiado. Oferecerá a esta população exames de saúde gratuitos, para detectar hipertensão e diabetes, cortes de cabelo, além de distribuir 500 cestas básicas para pessoas cadastradas previamente pelo CIC. A entidade também colaborará com um importante objetivo do evento: fomentar a empregabilidade entre os imigrantes e refugiados. “Há algumas oportunidades de emprego em parceiros. Esperamos que essas vagas sejam preenchidas e, assim, essa população possa se estabelecer no país com toda dignidade”, diz o vice-presidente da FAMBRAS, Ali Zoghbi. De acordo com a Acnur – a agência da ONU para Refugiados – no começo deste ano existiam mais de 65 mil pessoas registradas como refugiadas no Brasil. São Paulo é a cidade que mais recebe essas pessoas. “Sabemos que o imigrante já estabelecido ou mesmo o refugiado, muitas vezes, não consegue ter acesso imediato ao serviço de saúde pelas mais variadas razões – que vão de dificuldades do idioma, passando pela ausência de documentos, e até mesmo a falta de condições financeiras para uma consulta particular”, avalia Zoghbi. “Por isso, vamos oferecer exames básicos, mas extremamente importantes. Já o corte de cabelo vem contribuir com a autoestima, dessas pessoas”. No que tange à doação de alimentos, o vice-presidente acredita que é outra ajuda que fará diferença. “Muitas pessoas ainda sentem os efeitos da pandemia e estão até passando fome. É preciso ajudar”. A ação do dia 20 de junho, além da FAMBRAS, contará com outras parcerias importantes como a ACNUR, Agência da ONU para Refugiados, a Cruz Vermelha, a OAB Seção São Paulo, Colégio 24 de Março, Casa Venezuela, Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC), ONU Migração, CRAI Móvel São Paulo, entre outras. Quem for ao evento, além dos exames de saúde e cortes de cabelo gratuitos, terá acesso a orientação jurídica, serviços migratórios e emissão de documentos – serviços oferecidos pelo CIC. Haverá ainda encaminhamento para o mercado de trabalho, palestras e outras atividades.
quinta-feira, 15 de junho de 2023
Ilhéus recebe o Tour do Judô nesta semana

Governo do Paraná reforça a divulgação dos segmentos turísticos na Expo Turismo 2023
O Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (SETU), participa da Expo Turismo 2023 e a exemplo de outras feiras do calendário de 2023, a SETU chega novamente com as 19 Instâncias de Governança Regional Turística (IGR) e coloca os destinos e segmentos turisticos de todo o Estado nos balcões da feira. A feira é organizada e promovida pela Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR) e reúne as principais entidades do turismo regional e nacional. O estande da SETU ocupa a entrada do pavilhão e cada IGR terá seu espaço para atendimento e um painel digital, visando à redução do uso de papel e plástico durante a promoção dos destinos paranaenses no evento. As boas práticas como reuso de copos, crachás e outras condutas sustentáveis já incorporaram a rotina da SETU. Também faz parte do conteúdo programático da secretaria, a exposição de dois trailers feitos no Paraná expondo o "Turismo sobre Rodas"; um barco de estaleiro paranaense para mostrar a força do "Turismo Náutico" e o "Turismo de Pesca" do estado. O "Turismo Rural" estará na “Vitrine Paraná” com vários produtos paranaenses que tem o reconhecimento de Indicação Geográfica. A participação das IGR e a redução de uso de papel e plástico nas feiras e eventos de turismo se tornou uma constante para a equipe da secretaria que definiu como estratégia de trabalho condutas sustentáveis, enquanto intensifica a visibilidade dos produtos turísticos paranaenses. "Desde que embarcamos nesse desafio, assumimos o compromisso de vender o Paraná como produto turístico e despertar a responsabilidade do desenvolvimento sustentável nas pessoas", relatou Márcio Nunes. "E estamos trabalhando nesse eixo. Andando ao lado das nossas regionais de turismo, abrindo caminho quando necessário, para mostrar o nosso Paraná na plenitude das suas belezas naturais que encanta quem chega por aqui". Sobre a participação na Expo Turismo, o diretor de Promoção, Renovação e Inteligência Turística, Fábio Skraba, disse que a feira é uma das mais importantes do setor, que abre novas oportunidades de networking e rodadas de negócios. "É uma grande feira de turismo que acontece aqui em Curitiba, ratificando mais esse talento da nossa capital, que é para o turismo de eventos e negócios. O governo do Paraná participa com um espaço importante e capacidade para abrigar todas as 19 regiões turísticas do Estado. Será um grande evento", finalizou. Serviços - A Expo Turismo 2023 acontece no Viasoft Experience, Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 - Campo Comprido, Curitiba/PR. Amanhã, dia 16, a expo começa ao meio dia e vai até às 18h. O evento é aberto aos profissionais do setor de turismo.
Governo amplia financiamento do Fies a cursos de medicina

O QUE É - Por meio do Fies, as instituições privadas de ensino superior recebem o valor financiado diretamente do agente operador. Em troca, o estudante começa a pagar o financiamento após receber o diploma.
COMO É – O FIES tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores privados, com avaliação positiva Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e ofertados por instituições particulares. O Fies possibilita juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.
Heliópolis fará 25ª Caminhada pela Paz
quarta-feira, 14 de junho de 2023
Forró toma conta da programação dos Largos do Pelourinho esta semana
Esta semana, o forró continua sendo o grande protagonista das festas, arrasta-pés e arraiás dos Largos do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador. De quarta-feira a domingo, acontecerão 14 eventos com muitas opções de cultura e lazer para toda a família. Entre as atrações estão Flor de Maracujá, Tio Barnabé, Forró Xote de Anjo, Flor de Imbuia, Forró Passa Pé Haroldo Melo e Forró do Bom, além de Amanda Santiago, Mc DaGanja e Aila Menezes. Confira a programação completa. Nesta quarta-feira (14), acontece o "Esquenta Junino" com show da banda Forró Xote de Anjo, às 16h, no Largo Tereza Batista. Já no Largo Quincas Berro D'Água, acontece a festa "Não deixe o samba morrer" com o grupo Skorpio de Samba Junino, a partir das 19h. Ambos os eventos são gratuitos. A programação continua na quinta-feira (15), com eventos gratuitos nos três Largos do Pelô. O Largo Quincas Berro D'Água recebe um evento realizado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que terá início às 9h e vai contar com Feira de Cultura e Cidadania, apresentações de dança e teatro, palestras e bate-papos. Já o Largo Tereza Batista será palco do Arraiá da Escola Municipal João Lino, em um evento fechado para estudantes e professores, a partir das 14h. À noite, o movimento acontece no Largo Pedro Archanjo com a Noite do Véí Chico, a partir das 20h, e no Largo Quincas Berro D'Água, com shows de Flor de Maracujá e Tio Barnabé, às 19h. Na sexta-feira (16), o forró ganha uma pitada de música eletrônica com o forró elétrico de Haroldo Melo e banda Forró do Bom, às 19h, no Largo Quincas Berro D'Água, com entrada gratuita. Outro evento aberto ao público reúne Djs e Mc's para o lançamento do álbum "Um Quarto do Mundo", do Mc DaGanja, a partir das 19h, no Largo Tereza Batista. Já no Largo Pedro Archanjo acontece o Baile Show For All da TV Pelourinho, às 19h, com ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). No sábado (17), o forró se mistura à batucada e percussão. Enquanto a banda Flor de Imbuia comanda o 'Baile da Chinela', às 19h, no Largo Pedro Archanjo, com ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), Amanda Santiago faz sua 'Batucada Brasilady', a partir das 20h, no Largo Tereza Batista, com acesso gratuito. E pra temperar ainda mais a mistura, acontece o 'Baile de Todas as Cores' com o pagode de Aila Menezes, às 19h, no Largo Quincas Berro D'Água, também gratuito. Encerrando a programação da semana, o forró reina no domingo (18), com show de Bira S.A que 'Canta Forró Miranda', às 16h, no Largo Quincas Berro D'Água, e show da Banda Forró Passa Pé, às 17h, no Largo Tereza Batista. Ambos os eventos são gratuitos.
Santana Parque Shopping oferece campanha de vacinação contra COVID-19 e Influenza
- Vacina Influenza: Contraindicação: Crianças menores de 6 meses de idade e pessoas com anafilaxia grave a doses anteriores. Precauções: Doenças febris agudas, moderadas ou graves e casos confirmados de covid-19, alérgicos a ovo, caso de ocorrência de Síndrome de Guillain-Barré (SGB) no período de até 30 dias após o recebimento da dose anterior.
- Vacina COVID-19: Contraindicação: Crianças com 6 meses de idade ou mais, que tenham quadro sugestivo de infecção em atividade para se evitar confusão com outros diagnósticos, hipersensibilidade grave ao princípio ativo da vacina. Precauções: Doenças febris agudas, moderadas ou graves, pacientes que fazem uso de imunoglobulina humana devem ser vacinados com pelo menos 1 mês de intervalo entre a administração da imunoglobulina e a vacina e inaptidão a doação de sangue. Dúvidas sobre vacinação, acesse o Portal de Olho na Carteirinha pelo site da Prefeitura de São Paulo.
Heitor Matos, é vice-campeão da etapa da Bolívia da Copa Latino-Americana de Minicross
Junho de 2023 – A Husqvarna Brasil Factory RACING PowerHusky foi bem representada na Copa Latino-Americana de Minicross. Pilotando a sua TC 65, Heitor Matos foi vice-campeão da categoria 65cc na etapa da Bolívia, disputada no último domingo (11), no motódromo de Santa Cruz. O brasileiro de 10 anos de idade retornou, na última terça-feira, ao país muito animado com o resultado obtido em sua segunda competição internacional, em meio a pilotos da Costa Rica, Equador, México, Peru, além da Bolívia. A competição reuniu competidores das categorias 50cc, 65cc e 85cc e teve a supervisão da FIM Latino Americana. Mesmo em uma pista de características bem diferentes, inclusive com areia, das quais está acostumado a competir no Brasil, Heitor teve uma boa adaptação tanto que fez a volta mais rápida nos treinos classificatórios de sábado (10) e, no domingo, repetiu o desempenho e ficou em primeiro no Warm-up. Foram duas corridas de 15min, o piloto da Husqvarna ficou em 3º na primeira e conquistou a vitória na segunda corrida, sendo que na somatória ficou com o 2º lugar do pódio. “Na primeira bateria larguei bem mas cai duas vezes e precisei fazer uma prova de recuperação, mesmo assim, terminei em terceiro lugar”, conta Heitor. Para a segunda corrida a chuva mudou completamente as características da pista e obrigou os pilotos a terem mais técnica e habilidade. “Tinha muita lama. Larguei e tive uma boa disputa com o líder e fomos trocando posições até que na última volta dei um sprint final e consegui cruzar a linha de chegada em primeiro, foi muito bom”, explica o vice-campeão da etapa boliviana da Copa. Para Maurício Fernandes, sócio-diretor da Husqvarna no Brasil, Heitor soube aproveitar bem a experiência e evoluir sua pilotagem “Mesmo com apenas 10 anos, Heitor já conquistou os principais títulos do motocross no país quando foi campeão brasileiro, paulista e do Arena Cross na 50cc e, agora, avança na 65cc. No último fim de semana mostrou seu potencial no Latino-Americano de Minicross e o resultado foi excelente e uma oportunidade para aprendizado e para vivenciar novas pistas e competir com pilotos de outros países”, ressalta. Heitor Matos é paulistano e atual vice-líder na 65cc do Arena Cross, cuja final será nos disputada nos dias 31/6 e 1/7, no Anhembi, em São Paulo. Já no Campeonato Brasileiro de Motocross está no Top 10 e ocupa a 9ª posição na classificação. Mais informações no www.powerhusky.com.br
Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna tem estoque crítico de sangue tipo RH negativo, diz diretora
O Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna está enfrentando uma situação preocupante, com o estoque do fator RH negativo praticamente zerado. Diante dessa situação, a instituição intensificou suas ações para sensibilizar os doadores durante o mês de junho, um período em que a demanda por sangue e hemoderivados aumenta, enquanto o número de voluntários diminui. Na tarde de terça-feira (13), por exemplo, havia apenas quatro bolsas de sangue disponíveis em estoque para atender a todas as necessidades dos hospitais. A Dra. Regiana Quinto, diretora técnica do Banco de Sangue da Santa Casa, alertou que o estoque está muito baixo para todos os tipos sanguíneos e fez um apelo aos doadores para que não deixem de comparecer à unidade, a fim de ajudar a garantir o tratamento contínuo de pacientes oncológicos e a realização de cirurgias de urgência e emergência. O Banco de Sangue precisa coletar 1.200 bolsas de sangue por mês, mas atualmente está recebendo uma média de apenas 850 bolsas. "Neste período de chuvas constantes e festas juninas, o número de doadores diminui. Muitas pessoas também deixam de doar devido à tradição de consumir mais licor, uma bebida que contém álcool. A situação se agrava ainda mais porque este é um mês com aumento de acidentes causados por manuseio inadequado de fogos de artifício", afirmou a Dra. Regiana.
Postado por Marcos Mauricio

70 milhões de brasileiros não concluíram Ensino Médio no país
São Paulo, 14 de junho de 2023 — O número é impressionante e dá a dimensão de um problema que demanda soluções inovadoras, rápidas e eficientes. Segundo a última Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 2019 (últimos dados disponíveis), elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 70 milhões de pessoas com mais de 18 anos de idade não concluíram o Ensino Médio no país. Diante deste cenário, a Zeka Educação Digital, que surgiu em 2019 como um projeto de oportunidade de estudo presencial na comunidade do Real Parque, na capital paulista, transformou-se em uma startup de educação online, voltada para brasileiros que evadiram do Ensino Médio tradicional. O objetivo da Zeka Educação Digital é capacitar pessoas para a conquista do diploma do Ensino Médio em um período de até 10 meses, utilizando algoritmos inteligentes que identificam gaps de aprendizagem e oferecem uma jornada de estudos personalizada. A meta é que cada aluno alcance o objetivo pessoal de ser aprovado no exame do ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), que acontece anualmente em todas as unidades da Federação. Além do acesso pelo app ou website, a Zeka Educação Digital oferece a possibilidade de tirar dúvidas com professores nas lives pelo chat, além de promover a interação com os colegas. Isso torna a experiência de aprendizado mais rica e eficiente”, afirma Monica Pinhanez, uma das cofundadoras da Zeka Educação Digital. Para as empresas, a startup oferece oportunidades para acelerar o desenvolvimento dos colaboradores que precisam de educação básica e disponibiliza pacotes mais robustos na plataforma. Para mais informações sobre propósito e atuação da Zeka Educação Digital, clique aqui.
A incorporação de certificações com foco em ESG no setor de tecnologia
As principais certificações e parcerias no setor - No campo de sustentabilidade ambiental, as principais empresas globais de tecnologia participam de parcerias que visam frear, de forma colaborativa, os impactos ambientais e as mudanças climáticas. Nesse sentido, é possível mencionar o Acordo
Reunião com representantes da Bahiater e Cooperast visa o fortalecimento dos sistemas produtivos da agricultura familiar.
O encontro que aconteceu em Salvador, uma iniciativa do superintendente Lanns Almeida da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e contou com a presença de Marcel Santana, Coordenador de Monitoramento e Avaliação (CMA), Marise Caribé, diretora de Assistência Técnica e Extensão Rural (DATER), Vinícius Monteiro e Marcello Layandys representantes da Cooperast, Sandoval Costa, Coordenador de Assistência Técnica e Extensão Rural Chamadas Públicas de ATER e Natiana França, Fiscal de Contratos da Bahiater. Na oportunidade, foram discutidos o desenvolvimento sustentável e a elevação da renda das famílias que vivem no campo, com a produção de alimentos saudáveis, nas unidades produtivas familiares atendidos pela Cooperast e que estão localizadas no Litoral Sul e Médio Sudoeste da Bahia. Os projetos que hoje são desenvolvidos com esta parceria, têm duração de cinco anos e estão sendo beneficiadas diretamente 2.400 famílias de agricultores familiares e de povos e comunidades tradicionais, com a consolidação do trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). Segundo o coordenador Sandoval Costa, foi produtivo fazer o diálogo de nivelamento com a Cooperast, onde pautamos acerca da atuação da entidade com os contratos nas Chamadas de Ater e outros assuntos. A diretora Marise Caribé destaca que foi um valioso momento e agradece aos parceiros. Para Marcello Layandys presidente da Cooperast, a parceria é de fundamental importância para a continuidade dos trabalhos de assistência técnica já desenvolvido pela cooperativa, fazendo com isso o desenvolvimento do cooperativismo no interior da Bahia.
Pilotos a caminho de Novo Horizonte (SC) para disputa do Brasileiro de Enduro
Novo Horizonte (SC) – Os pilotos do Campeonato Brasileiro de Enduro estão a caminho de Novo Horizonte (SC) para a disputa da quarta prova da temporada 2023, neste final de semana (17 e 18/6). A equipe Honda Racing defende a liderança de duas categorias: E4, com o mineiro Alexandre Valadares “Brankim”, e EF, com a goiana Bárbara Neves. Os dois aceleram as motocicletas CRF 250F. A Honda Racing também será representada pelo mineiro Rômulo Bottrel, vice-líder da categoria E2 e terceiro na tabela da Elite (classificação geral), com a CRF 450RX. O time não poderá contar com o paulista Vinicius Calafati, atual campeão da classe E1 e da Elite, que está em recuperação de uma lesão no joelho esquerdo. Desta forma, o foco do piloto passa a ser exclusivamente o International Six Days Enduro (ISDE), marcado para novembro, na Argentina. Com acesso gratuito ao público, a prova do Brasileiro tem como base o Ginásio Municipal de Novo Horizonte, que faz parte do calendário do campeonato pelo terceiro ano consecutivo. A programação será aberta com o Super Prime, corrida promocional marcada para sexta-feira (16/6), às 19h, em frente à Prefeitura Municipal. No final de semana, os competidores encaram a cada dia três voltas em um percurso de aproximadamente 45 quilômetros. O circuito apresenta três especiais (trechos cronometrados) – o Cross Teste Honda, de 3 km, e dois Enduro Testes, de 4,5 km e 6 km. Bárbara Neves é tetracampeã brasileira entre as mulheres e está animada para competir. “Eu espero uma prova dura e com chão escorregadio, ainda mais porque a previsão é de chuva. Participei das duas provas nos anos anteriores em Novo Horizonte, já são tradicionais no Brasileiro de Enduro. Treinei bastante e gosto de provas difíceis. Eu, a minha CRF 250F e a equipe Honda Racing estamos preparados”, resume a pilota. Bicampeão da E4, direcionada a motos de fabricação nacional, Brankim busca mais vitórias. “A expectativa é boa, quero ganhar os dois dias de disputas em Santa Catarina. Gosto das características das corridas da região, com terreno molhado, frio e especiais mais longas”, explica. Para Rômulo Bottrel, será a chance de alcançar a primeira vitória da temporada no Brasileiro. “Fui bem na prova de Novo Horizonte no ano passado, venci as disputas de sábado e fiquei muito próximo da vitória no domingo. Estou motivado, intensifiquei os treinos nas últimas semanas e o objetivo é a vitória”, finaliza Bottrel.
Assinar:
Postagens (Atom)