LUIZA

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Agenda de capacitações de maio oferece mais de 20 cursos gratuitos

Salvador - Com uma oferta de 33 atividades, sendo 23 gratuitas, o Sebrae dá início, no dia 4, à sua agenda de capacitações para o mês de maio, em Salvador. Há oportunidades de aprendizado tanto para quem quer se preparar para ingressar no universo do empreendedorismo quanto para quem já é formalizado e tem um pequeno negócio.
Com oficinas, consultorias, cursos e palestras, a programação será distribuída por todo o mês, em quatro pontos da capital: no Centro de Atendimento ao Empreendedor, nas Mercês; nos Pontos de Atendimento do Sebrae na Liberdade e em Itapagipe; e na loja Ferreira Costa.
As inscrições podem ser realizadas por meio da Central de Relacionamento Sebrae, no telefone 0800 570 0800, das 8h às 20h, ou presencialmente, nos locais de oferta das capacitações.
Confira a programação completa de capacitações.
Potencial empreendedor
Para aquele que busca estruturar seus conhecimentos para iniciar um negócio, o

Prefeitura de Ilhéus e TV Santa Cruz firmam parceria para o projeto São João nos Bairros

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, garantiu mais uma vez a parceria do Município com a TV Santa Cruz para a realização do projeto São João nos Bairros. A assinatura do contrato de parceria aconteceu na tarde desta quarta-feira, 29, às 16h, no Gabinete do Palácio Paranaguá, com as presenças do diretor da emissora, Adriano Martins, dos secretários municipais de Comunicação Social e de Cultura, respectivamente, Valério de Magalhães e Paulo Atto, do diretor da agência M21, Marco Lessa, e das assessoras de marketing Ana Carolina e Eline Lima
Este ano, estão confirmadas a realização do São João nos Bairros no próximo dia 17 de maio, no Hernani Sá (Urbis), no dia 31 de maio, no Teotônio Vilela, e no dia 14 de junho, no airro do Malhado. Conforme informação do secretário de Turismo, Paulo Atto, deverá ocorrer uma quarta noite da festa, no dia 19 de junho, em local ainda a ser definido.
“Nossa proposta é valorizar cada vez mais o projeto dessa tradição popular em nossa cidade”, afirmou o prefeito Jabes Ribeiro. O São João nos Bairros procura integrar a comunidade na produção da festa e realiza o concurso de quadrilhas, barracas com comida e bebida típicas, entre outras atrações.

quarta-feira, 29 de abril de 2015

IMPACTO DE R$ 20 MILHÕES - AUXÍLIO MORADIA PARA JUÍZES DEVE SER APROVADO PELO LEGISLATIVO BAIANO

Com impacto de R$ 20 milhões no orçamento do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), o auxílio-moradia dos juízes deve ser oficializado nesta terça-feira (28) - apesar de já estar sendo pago aos beneficiários. De acordo com promessa feita pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Marcelo Nilo (PDT), ao presidente do TJ-BA, desembargador Eserval Rocha, o projeto de lei,encaminhado em setembro de 2014, vai ser apreciado no plenário do legislativo após conversa entre os dirigentes dos poderes, durante a entrega da Comenda Dois de Julho ao desembargador Lourival Trindade, na última quinta (23).
“Naquela oportunidade, eu obtive do presidente da Assembleia a afirmação de que votaria o projeto de lei do auxílio-moradia. Eu digo que fico muito feliz com isso, porque quando eu apresentei esse projeto surgiram – o que eu entendo perfeitamente, afinal de contas, estamos em uma democracia, e nada mais salutar do que o confronto de ideias – mas, acho que teve mais gente contra do que a favor do projeto de lei. E hoje, acredito que ninguém tenha coragem – eu digo coragem – de levantar a voz e dizer contra, que conste em uma lei, o auxílio-moradia. São situações que somente o tempo é capaz de esclarecer, e isso foi uma delas”, afirmou Rocha, durante sessão do pleno do TJ-BA na última sexta (24).
Procurado, o presidente da AL-BA não foi localizado para confirmar os detalhes do encontro com o desembargador.
Todavia, o líder do governo, deputado Zé Neto (PT), prefere ser mais reservado com relação a pauta de votações para esta semana. Ausente de Salvador desde sexta, quando acompanhou o Micareta de Feira, seu principal reduto político, o petista sinalizou que prefere aguardar uma conversa com líderes e vice-líderes de bancada que acontece nesta segunda (27) antes de detalhar as próximas votações.
“Precisamos conversar com todo mundo e ver como será melhor a votação. Nós estamos com a pauta tranquila, nada muito especial que não possa esperar. Vamos ver o que coloca para votar na terça, definir as estratégias”, ponderou Zé Neto.
E O REAJUSTE DOS SERVIDORES DO ESTADO?
A chegada do reajuste dos servidores estaduais, de 6,41% fracionados em parcelas 3,5%, retroativos a março, e 2,91% em novembro, na sexta, também deve levantar discussões na Assembleia, a exemplo da insatisfação de entidades representativas de professores e médicos. No bojo do questionamento sobre a votação do auxílio-moradia do TJ-BA, a liderança governista aproveitou para falar sobre o momento delicado da arrecadação estadual.
“Não temos uma saúde financeira equilibrada, mas requer cuidados. Com relação a situações referentes a custos operacionais de estado, dos servidores, [isso] precisa ser visto como um sinal de alerta. O governador Rui Costa tem estado muito cauteloso”, afirmou Zé Neto.
“O impacto de todos esses custos deve ser no Tribunal. Nós estamos sem nenhuma condição de fazer nem suplementação nem ampliação de receita”, ressaltou.
Fonte

Copia e Cola - Software gratuito criado em Santa Catarina detecta plágios em trabalhos acadêmicos

O site já está em funcionamento com apoio da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) e seu sistema pode ser utilizado gratuitamente por qualquer pessoa. O coordenador do Copia e Cola, Davidson Mazocco Davi, explica como funciona o programa: “após o cadastro, o usuário pode enviar arquivos com seus trabalhos e o Copia e Cola procura na internet todos os textos que estiverem iguais ao trabalho.
Depois disso, o sistema envia um arquivo para o e-mail do usuário, mostrando todos os links encontrados onde a frase do trabalho seja exatamente igual à encontrada na internet. Com este resultado, o usuário vai analisar se o texto encontrado na internet está referenciado em seu trabalho.”
A idealização do software online surgiu da dificuldade dos professores da UNOESC em analisar a originalidade dos trabalhos entregues pelos alunos, verificando na internet os parágrafos suspeitos, tarefa que exigia atenção e algumas horas de pesquisa por parte dos professores. “A ideia foi justamente criar uma ferramenta que realizasse esse trabalho e mostrar de que endereços da internet isso poderia ter sido retirado”, diz o coordenador do projeto.
No último mês, mais de 6 mil arquivos foram analisados através do sistema, e 1.112 usuários novos visitaram o Copia e Cola. Davi afirma que o incentivo da FAPESC deu à equipe mais tempo para desenvolver o sistema, permitindo o lançamento de novas versões mais rapidamente, além da remodelagem do site para deixá-lo mais amigável e bonito.
Fonte: http://www.copiaecola.com.br

Morar na mesma casa não exclui dever de pagar pensão alimentícia

O fato de morar na mesma casa não afasta a obrigação do ex-cônjuge de pagar pensão alimentícia. A decisão é da 1ª Turma do Tribunal de Justiça do Distrito Federal que levou em consideração o binômio necessidade/possibilidade e os critérios de proporcionalidade e razoabilidade.
O juízo de primeira instância estipulou que a pensão deveria ser de 5% de rendimento bruto, deduzidos os descontos compulsórios. No recurso ao TJ-DF, o homem argumentou que, como continua morando com a ex-companheira, não há porque ela pleitear os alimentos. Alegou também que a ex-mulher possui renda suficiente para custear a sua existência. A autora também recorreu, mas para requerer o aumento do percentual fixado pela primeira instância.
Para a desembargadora Simone Lucindo, que relatou o recurso, a coabitação dos ex-cônjuges no mesmo domicílio, embora separados de fato, pode servir de parâmetro para a análise do caso concreto, porém, não exclui automaticamente a obrigação alimentar, a qual deve observar o binômio necessidade/possibilidade e os critérios de proporcionalidade e razoabilidade.
“O dever de alimentos decorrente do casamento ou união estável tem por fundamento os princípios constitucionais da solidariedade e do dever de mútua assistência, de modo que, o término da união,

terça-feira, 28 de abril de 2015

DACASA FINANCEIRA SOFRE PRIMEIRA DERROTA NA JUSTIÇA POR USAR MÃO DE OBRA TERCEIRIZADA

O juiz da 3ª Vara da Justiça do Trabalho, em Itabuna, proferiu sentença reconhecendo que a relação de emprego entre os empregados terceirizados da Promov e Dadalto é com a Dacasa Financeira. Noutras palavras, a Justiça observou que acontece há muito tempo na Dacasa é a exploração fraudulenta de mão-de-obra, através da contratação de terceirizadas para executar atividades-fins (é a atividade que identifica a área de uma empresa, na qual são desenvolvidas processos de trabalho que dão característica evidente às ações que por definição constituem o objetivo para o qual a empresa foi criada).
Em verdade, o que acontece na Dacasa Financeira é a contratação de quase todos os seus trabalhadores com terceirizados, com o objetivo fugir da Convenção Coletiva de Trabalho dos financiários que é bem mais abrangente que a dos comerciários (maiores salários e melhores condições de trabalho).
O Sindicato dos Bancários de Itabuna ajuizou ação alegando terceirização irregular com evidente fraude à jornada de trabalho, tese acolhida em primeira instancia. Falta evidentemente, o julgamento no TRT e TST.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Frente Parlamentar se reúne com presidente da Petrobras

A Frente Parlamentar Em Defesa da Petrobras, presidida pelo deputado federal Davidson Magalhães (PcdoB-Ba) e integrada pelos senadores Roberto Requião(PMDB-PA), Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Fátima Bezerra(PT-RN) e os deputados Vicentinho (PT-SP), Aliel Machado (PCdoB-PR), Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Zeca do PT (Mato Grosso do Sul) tem encontro marcado com o presidente da PetrobrasAldemir Bendine, nesta terça-feira, dia 28, às 16h30min na sede da Petrobras em Brasília.
Em pauta, o balanço da empresa divulgado recentemente e as estratégias de recuperação da estatal, além da definição de atividades da Frente em defesa da companhia, especialmente com relação aos projetos oposicionistas de privatização, em trâmite no Congresso Nacional.
“Há uma tentativa de desestabilização da companhia praticada pelos tucanos e nós não vamos permitir isso. Vamos atuar no Congresso a favor de um dos maiores patrimônios do povo brasileiro. A Petrobras é nossa e vamos atuar em consonância com a presidência da companhia”, disse o presidente da Frente, deputado federal Davidson Magalhães.

VEREADOR CRITICA "MODELO COSMÉTICO" DE ACM NETO PARA ENFRENTAR TRAGÉDIAS COMO CHUVAS EM SALVADOR

​Enchentes e deslizamentos em Salvador revelam problemas na administração da cidade que não prioriza a maioria da população, afirma Hilton Coelho (PSOL)
Para o vereador Hilton Coelho (PSOL) as pessoas mortas nos deslizamentos que ocorreram no Marotinho, no bairro de Bom Juá, e na região da San Martin nesta segunda-feira (27) não podem ser contabilizadas apenas como vítimas das chuvas. "Não se trata de fazer política em cima do sofrimento de muitos e menos ainda querer obter ganhos políticos com a morte, porém, para nós, trata-se do resultado de uma cidade planejada para poucos e transformada em mercadoria. A tragédia se repete a cada novo ciclo das estações climáticas, de fácil previsão, mas o poder público entrega à própria sorte a maioria da população, em especial a mais carente. Não há um projeto claro de moradias populares que retirem as pessoas das encostas e locais de riscos", afirma.

Sudoeste Baiano: Rosemberg apoia encontro que destaca consolidação da Indústria calçadista

“Consolidação e Expansão da Indústria de Calçados no Sudoeste Baiano” é o tema do encontro promovido pelo Governo do Estado da Bahia, através da secretaria de Desenvolvimento Econômico, que acontece na próxima quinta-feira, 30 de abril, na Câmara Municipal de Itapetinga, às 9h. O secretário de Desenvolvimento Econômico, James Correia, acompanhado do presidente da FIEB, Ricardo Alban, assina os últimos contratos dos galpões que serão ocupados pelas companhiasLia Line e Renata Mello. Filho da região e um dos deputados estaduais mais votados, Rosemberg acompanhou e participou ativamente, desde 2012, junto ao governo do estado e às prefeituras, da elaboração de plano de reestruturação da economia desse importante território de identidade.

COOTRAF realiza evento de avaliação final de projeto em parceria com o Governo de Caculé - Bahia

A Cooperativa de Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar – COOTRAF em parceira com o Governo de Caculé realizou na última sexta-feira, 24 de abril, evento de avaliação final do Projeto de Assessoria Técnica para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar. O projeto consiste na organização da propriedade da produção e da comercialização e beneficiou cerca de 480 famílias, nos municípios de Caculé, Pindaí, Rio do Antônio, Caetité e Ibiassucê.

Adotar ou não o sobrenome do marido?

Não necessariamente.
Tradicionalmente, a mulher, ao casar-se, adota o sobrenome da família do marido. Isso possui raízes nos antigos costumes, segundos os quais a mulher não trabalhava, e seu papel primordial na sociedade era constituir família. De tal forma, adotar o sobrenome da família do marido simbolizava que a mulher havia adentrado a família deste, passando a fazer parte dela.
Todavia, com o advento do Código Civil de 2002, é possível alterar-se essa situação, ainda que não seja tão comum.


Fonte
O nome civil integra a personalidade do ser humano, exercendo as funções precípuas de individualização e identificação das pessoas nas relações de direitos e obrigações desenvolvidas em sociedade. (Fonte)
A ocasião do casamento traz aos nubentes a oportunidade de acrescer ao seu nome o sobrenome do cônjuge, conforme dispõe art. 1565, § 1º, do Código Civil vigente:
"Qualquer dos nubentes, querendo, poderá acrescer ao seu o sobrenome do outro"
Note-se que o Código Civil fala em acrescer o sobrenome do cônjuge, e não emsuprimir o nome de solteiro.

domingo, 26 de abril de 2015

LOTERIAS DA CAIXA ATÉ O DIA 25/04

Mega Sena

25.04Concurso 1698
111324284445

Loteria Federal

25.04Concurso 4965
72.28383.75944.83962.92642.029

Lotofácil

24.04Concurso 1200
34567
810111214
1516222425

Quina

25.04Concurso 3772
47161962

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Justiça precisa intervir em caso de clonagem, perfil falso e ofensas em rede social

Publicado por Costa Monteiro Advogados Associados
A 2ª Câmara de Direito Civil do TJ deu parcial provimento a agravo de instrumento para desobrigar a empresa Facebook de fornecer a identificação do titular de conta cujo endereço não foi informado pela parte interessada. Segundo os autos, uma jovem teve um perfil falso criado na rede e buscou amparo na Justiça para retirá-lo do ar. Nesse ponto foi bem-sucedida. No mesmo pleito, contudo, requereu a identificação de um terceiro usuário, que, ao interagir com seu perfil "fake", foi autor de graves ofensas contra sua pessoa. Ela desconfia que a mesma pessoa esteja por trás de ambos os perfis.

LICITAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO DE ITABUNA EM PAUTA PARA OS PRÓXIMOS 30 DIAS NA CVI

O projeto que trata da autorização para a realização de concorrência do transporte coletivo de Itabuna, enviado pelo prefeito Claudevane Leite na semana passada, deverá ser votado pelos vereadores nos próximos 30 dias. Depois de lido em plenário na sessão de ontem, deve ter o relator escolhido até a próxima semana, segundo o presidente da Câmara de Vereadores, Aldenes Meira. O projeto prevê a concessão para exploração do serviço por um período de 20 anos, com renovação possível por igual prazo.
O presidente da Câmara observa que os vereadores reconhecem a necessidade de melhorias no transporte coletivo. Segundo ele, o projeto está seguindo os trâmites legais, com prazo para emendas dos parlamentares e, depois, retorno ao plenário da Câmara, onde passará por duas votações. “A Mesa Diretora entende que é um projeto que traz melhorias significativas para o usuário do serviço. Estamos fazendo um grande esforço para seja votado logo”, afirma Aldenes Meira.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Comissão de Agricultura do Senado considera inovadora produção de mudas da Biofábrica de Cacau

Durante visita técnica à unidade de produção do Instituto Biofábrica de Cacau, na última sexta-feira (17), as senadoras Ana Amélia (PP-RS) e Lídice da Mata (PSB-BA) enfatizaram a qualidade dos projetos desenvolvidos pela instituição para aumentar a produtividade de mudas de cacau e mandioca. As parlamentares coordenaram, no mesmo dia, audiência pública do Ciclo de Palestras e Debates promovido pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado, no auditório da Ceplac, para discutir os principais desafios e perspectivas da lavoura cacaueira.

terça-feira, 21 de abril de 2015

Governo propõe salário mínimo de R$ 854 para 2016

O salário mínimo no próximo ano deve chegar a R$ 854, valor que consta do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2016, enviado ontem (15) pelo governo ao Congresso Nacional. Pela proposta, o salário mínimo terá aumento de 8,37% a partir de 1º de janeiro.
O reajuste foi calculado com base na fórmula adotada nos últimos anos.Desde 2011, o salário mínimo é reajustado pela inflação do ano anterior, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país) de dois anos antes. A fórmula, no entanto, só vale até este ano.
Em março, o governo editou uma medida provisória mantendo a fórmula para os reajustes do mínimo de 2016 a 2019, mas o texto precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional. Sem uma nova lei sobre o tema, o salário mínimo passa a ser definido exclusivamente pela LDO e pelo Orçamento Geral da União, mas os valores precisam ser negociados com os parlamentares ano a ano.
No início do ano, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, chegou a dizer que a política de reajustes para o salário mínimo precisava ser alterada a partir de 2016 para refletir as condições atuais da economia.
.Fonte: Agência Brasil

Processo contra policial que matou camelô na Lapa é arquivado

Condições precárias de trabalho, baixo salário e falta de preparo são alguns dos argumentos que podem ajudar a solucionar um dos maiores problemas da cidade de São Paulo nos dias atuais: a violência policial.
Em setembro do ano passado, o soldado Henrique Dias Bueno de Araújo, de 31 anos, matou o camelô Carlos Augusto Muniz, de 30 anos, em ação de combate à venda de produtos ilegais no bairro da Lapa, zona oeste paulistana. Seu processo foi arquivado. O policial responde por outro homicídio, cometido seis meses antes, quando disparou quatro vezes contra um homem que teria reagido à ordem de parada.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

LOTERIAS DA CAIXA DO FINAL DE SEMANA - 18/04/2015


Mega Sena

18.04Concurso 1696
11217313746

Loteria Federal

18.04Concurso 4963
42.58357.05565.65520.54741.710

Lotofácil

17.04Concurso 1197
14567
811131416
1718202425

Quina

18.04Concurso 3767
1721283463

Lotomania

18.04Concurso 1547
49243239
4144454652
5461636466
7185909197

HERBICIDA DA MONSANTO, O MAIS USADO NO PLANETA, SOB SUSPEITA DE CAUSAR CÂNCER

Os maiores cientistas do mundo lançaram um alerta: o herbicida mais utilizado no planeta provavelmente causa câncer! A Monsanto, produtora do herbicida, está exigindo que a Organização Mundial de Saúde (OMS) volte atrás sobre o alerta e, segundo especialistas, a única maneira de garantir que a ciência não seja ignorada é com pressão popular por ações imediatas das autoridades.
O sistema que regula agrotóxicos é conhecido por ser sigiloso e influenciado pela indústria de produtos agroquímicos, mas temos um momento único para agir: o uso do herbicida "glifosato" está sendo reavaliado no Brasil, e há processos semelhantes em andamento nos Estados Unidos, Canadá e Europa. Na Holanda, Sri Lanka e El Salvador, os reguladores já pensam até em proibir o produto.
A ameaça é clara: este veneno é usado em nossos alimentos, campos, áreas de lazer e ruas. Vamos suspendê-lo. Assine a petição urgente e espalhe a notícia:
https://secure.avaaz.org/po/monsanto_dont_silence_science_br/?bcNNqeb&v=57305
Monsanto está em pé de guerra. O glifosato é a base do Roundup, um dos principais herbicidas do império de produtos geneticamente modificados da empresa, e gera US$ 6 bilhões por ano. A Monsanto diz que o alerta da OMS ignora estudos que mostram que o glifosato é seguro. Entretanto, os cientistas que fizeram o relatório são os melhores da área – são 17 dos melhores especialistas em oncologia do mundo! Eles revisaram estudos independentes, com exceção de pesquisas feitas pelas próprias empresas que buscam aprovar seus produtos.
Já os reguladores, por outro lado, baseiam-se principalmente em testes feitos pelas empresas vendedoras dos venenos! Além disso, resultados importantes são mantidos em segredo, pois contêm "informações comerciais confidenciais", e, no Brasil, a influência dos lobistas e os orçamentos apertados das agências reguladoras limitam a capacidade do país para aplicar a regulamentação dos agroquímicos. É justamente por isso que depende de todos nós garantir que este relatório independente – e importantíssimo – não seja ignorado. Alguns países já começaram a proibir o glifosato. Agora com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, União Europeia, Canadá e o Brasil também estão reavaliando o seu uso, temos uma chance única de virar o jogo.
Há cinquenta anos, o pesticida DDT da Monsanto era usado em toda parte, até que o famoso livro "Primavera Silenciosa" mostrou que o DDT poderia causar câncer. Uma década depois, o veneno foi banido. Se o glifosato também pode nos matar, não vamos permitir que seja vendido por mais dez anos.
https://secure.avaaz.org/po/monsanto_dont_silence_science_br/?bcNNqeb&v=57305

sexta-feira, 17 de abril de 2015

GAROTA DE 17 ESTUDA EM CASA E JUSTIÇA A COLOCA NA FACULDADE SEM 2º GRAU - DECISÃO INÉDITA

O medo das drogas, greves e problemas com bullying levaram a família da jovem Lorena Dias, hoje com 17 anos, a optar por instruir a filha em casa.
Em 2012, um ano após começar a estudar em sua casa, o Ministério da Educação passou a permitir a certificação de desempenho através da prova do ENEM.
Lorena obteve desempenho suficiente para cursar jornalismo em Brasília, mas sem certificado de conclusão do ensino médio, teve que obter liminar do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
A Associação Nacional de Educação Domiciliar, comemorou a decisão inédita, que abre entendimento sobre uma prática não regulamentada e que atinge milhares que estudam em casa.
Sobre supostos problemas de sociabilidade que alguns dizem comum a quem estuda em casa Lorena rebate com uma informação; na primeira semana de aulas foi escolhida representante por sua turma.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

LOTERIAS DA CAIXA DE QUARTA-FEIRA 15/04

Mega Sena

15.04Concurso 1695
243638434458

Loteria Federal

15.04Concurso 4962
22.10941.45513.26031.56618.759

Lotofácil

15.04Concurso 1196
12467
89111216
1718192023

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Faculdade de Ilhéus abre inscrições do Vestibular para sete cursos

A Faculdade de Ilhéus, maior instituição de ensino superior privada do município, já abriu o período de inscrições para o processo seletivo 2015.2 que vai até o próximo dia 13 de maio. Estão sendo oferecidas vagas para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Nutrição, Odontologia e Psicologia. A aplicação das provas do Vestibular será realizada no dia 27 de maio.
Os candidatos podem realizar a inscrição através do site www.faculdadedeilheus.com.br, ou presencialmente na secretaria da Faculdade, das 8 às 21 horas. Outra possibilidade para inscrição no processo seletivo é na sede da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus), situada na Praça Rui Barbosa, 155, no horário das 8 às 12 horas, e das 14 às 18 horas. O valor da taxa de inscrição é de 50
reais.
As provas do vestibular, marcadas para o dia 27 de maio, serão realizadas, a partir das 8 horas, na sede da instituição, localizada na rodovia Ilhéus-Olivença, Km 1,5, bairro São Francisco. Mas os
portões estarão abertos para acesso às 7h30min. O processo de matrícula para os candidatos aprovados será no período de 28 de maio a 5 de junho de 2015.
História - Com 12 anos de existência, a instituição iniciou suas atividades com os cursos de Administração e de Ciências Contábeis, que têm atualmente boas avaliações do Ministério da Educação, sendo que o de Contábeis recebeu nota máxima (Conceito 5).
Atualmente, a Faculdade conta com cerca de 2.500 alunos nos sete cursos de graduação e mais onze na área de pós-graduação.

Frente Parlamentar se reúne com Michel Temer para defender a Petrobras

Em reunião com o vice-presidente, Michel Temer, realizada na manhã de quarta-feira (15/03), deputados e senadores membros da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Petrobras, destacaram a importância da petrolífera para os investimentos em educação e saúde no país.
Para o presidente da Frente, deputado Davidson Magalhães (PCdoB-BA), a petrolífera é importante promotora de investimentos nesses setores e precisa ser fortalecida. “Por isso é

Senado realiza ciclo de palestras sobre cacauicultura no Sul da Bahia nesta sexta (17)

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado promove nesta sexta-feira (17), às 13h, no ​auditório do Centro de Pesquisa do Cacau da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacueira (Ceplac), localizado na Rodovia Ilhéus/Itabuna, o primeiro encontro do Ciclo de Palestras sobre a Cacauicultura. O evento contará com a presença das senadoras Ana Amélia Lemos (PP-RS), presidente da Comissão e ​Lídice da Mata (PSB-BA), autora do ​projeto de lei que estabelece ​percentual mínimo de 35% de cacau no chocolate produzido e comercializado no Brasil; do deputado federal Bebeto Galvão (PSB-BA),​ ​autor de projeto semelhante na Câmara, além de autoridades governamentais, pesquisadores e cacauicultores.
Além da audiência, ​na qual serão discutidos os principais aspectos, desafios e dificuldades enfrentados na cultura cacaueira, também haverá visita técnica à ​Biofábrica do ​Cacau. “Além de discutir a dívida dos produtores, vamos analisar as propostas e alternativas para a retomada do setor que foi bastante prejudicado nas últimas décadas”, analisa Lídice da Mata.

terça-feira, 14 de abril de 2015

CORREIOS DO BRASIL É CONDENADA A PAGAR R$ 6 MILHÕES A TERCEIRIZADOS

Depois de seis anos de tentativas de acordo e embates judiciais, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) foi condenada a assumir a responsabilidade pela dívida com verbas rescisórias acumuladas pela empresa terceirizada TAF Linhas Aéreas S/A. O montante supera a cifra dos R$ 6 milhões.
A vitória na justiça foi resultado de uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) no Ceará para resguardar os direitos trabalhistas dos terceirizados. Os funcionários eram contratados pela TAF para fazer o transporte noturno de cargas postais, sob administração dos Correios, em todo o Brasil.
Em 2009, mais de 200 empregados (aeronautas e aeroviários) que prestavam serviços aos Correios, na condição de terceirizados, foram demitidos e entraram para a lista de ações contra a cearense TAF

ILHÉUS - Estádio Mário Pessoa recebe jogo do Colo-Colo no próximo domingo

Tendo a seu favor o apoio da torcida, o time do Colo-Colo enfrenta a equipe do Vitória da Conquista, em jogo de volta pela fase semifinal da primeira divisão do campeonato baiano de futebol. O jogo está marcado para as 16 horas deste domingo, 19, no estádio Mário Pessoa, que passa por frequente manutenção. O diretor de Esportes da Prefeitura de Ilhéus, Roberto Andrade, informou que o gramado recebeu recentemente tratamento com uréia e é cortado de forma periódica. Já a irrigação é feita para manter o gramado sempre em boas condições.
De acordo com Andrade, para receber os jogos do Colo-Colo no campeonato baiano, a prefeitura, em parceria com o governo da Bahia, inaugurou nova iluminação. O sistema é composto por 64 refletores, com lâmpadas de vapor de sódio de 2.000 watts cada uma e distribuídos em quatro torres de cerca de 30 metros de altura, que permitiu a realização de jogos à noite e a transmissão de partidas à noite.
Além da iluminação e melhoria do gramado, os serviços no estádio incluem a recuperação dos