quinta-feira, 4 de abril de 2024

Trabalho sem fronteiras: tendência de nomadismo digital continua em alta

O nomadismo digital é uma tendência que está em alta no mercado de trabalho? De acordo com o relatório People at Work 2023: A Global Workforce View, do ADP Research Institute, a resposta é positiva. No mundo, quase metade das pessoas (48%) acham que poderiam se mudar para o exterior e permanecer no emprego. No Brasil, 35% dos trabalhadores afirmam que poderiam trabalhar remotamente de qualquer lugar. De acordo com o levantamento realizado com mais de 32 mil trabalhadores em 17 países, quase três em cada dez trabalhadores (28%) pensam que será a norma na sua indústria, em até cinco anos, ter a capacidade de trabalhar remotamente a partir de qualquer parte do mundo. Um quarto (26%) afirma que a política do seu empregador lhe dá total liberdade sobre o local de trabalho. A flexibilidade de localização é citada por um em cada seis trabalhadores (17%) como um fator importante para escolher ou se manter em um emprego.“Apesar de muitas empresas estarem planejando ou retornando para o modelo presencial, temos observado que os horizontes dos trabalhadores estão se ampliando e há a possibilidade de aderência ao trabalho remoto em algumas funções. Por causa disso, a capacidade de exercer o nomadismo digital pode ser crucial para pessoas que enxergam a flexibilidade como um importante fator para escolher ou se manter no atual emprego, já que permite viver em um país onde o custo de vida é mais barato ou a qualidade de vida é melhor”, ressalta Claudio Maggieri, general manager para a América Latina na ADP.
Levando em conta essas expectativas, a ADP considera que o conceito de trabalho remoto assume uma perspectiva cada vez mais internacional em alguns tipos de funções nas quais a presença física não é imprescindível. Por isso, os empregadores devem deixar claro aos colaboradores se trabalhar no exterior é permitido ou não, e em que circunstâncias, e estar preparados para lidar com solicitações que possam surgir. Sempre que possível, precisarão também ajustar suas políticas e seus sistemas conforme necessário.
Há ainda a necessidade de garantir que os colaboradores trabalhem em locais apropriados. Pode haver questões de segurança e logística a ser consideradas, como a forma de fornecer acesso seguro às redes da empresa ou como gerenciar o trabalho em diferentes fusos horários.
Para mais informações sobre a pesquisa, acesse o link.
Saiba mais em: https://www.adp.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário