LUIZA

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Engenheiros do Brasil e de Portugal assinam acordo de "reciprocidade"

Brasília - O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) do Brasil e a Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP) assinaram, terça-feira (29), em Brasília, um Termo de Reciprocidade que visa a facilitar o exercício profissional dos engenheiros nos dois países.

O documento, que será também ratificado em Portugal no dia 28 de outubro, foi assinado pelos presidentes das duas entidades, nomeadamente José Tadeu da Silva, do Confea, e Carlos Matias

terça-feira, 29 de setembro de 2015

8 DOUTORANDOS BRASILEIROS SÃO CONTEMPLADOS COM BOLSA DO GOOGLE

Por: Denise Casatti, da Assessoria de Comunicação do ICMC
Criar ferramentas que contribuam para resolver três problemas que afetam a humanidade: o diagnóstico de demências, o combate à dengue e a tradução e classificação automática de textos. Uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, o Google, acaba de reconhecer o potencial e a relevância de três projetos com esses objetivos, que nasceram no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.
Os projetos concorreram com outras centenas de propostas no programa Bolsas de Pesquisa Google para a América Latina. Das 12 iniciativas selecionadas, o que representa menos de 5% do total de

Ronaldinho Gaúcho não é mais jogador do Fluminense



O meia Ronaldinho Gaúcho, de 35 anos, não é mais jogador do Fluminense. O clube e o jogador acertaram a saída do atleta no começo desta noite de segunda-feira. O atleta se despede do clube, após uma passagem de menos de três meses, apenas sete partidas e nenhum gol marcado pelo Tricolor das Laranjeiras
O Fluminense anunciou a saída do jogador por meio de nota:
"O Fluminense vem a público comunicar o rompimento do contrato com o atleta Ronaldinho Gaúcho de forma amigável e em comum acordo entre as partes.
Desde o primeiro contato com os dirigentes, o atleta e seu representante trataram o clube com profissionalismo e respeito. Mesma atitude positiva demonstrada nas atividades de rotina.

Dunga convoca Seleção Olímpica para amistosos de outubro



De olho na medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2016, a Seleção Brasileira Olímpica fará mais dois amistosos em outubro. Os adversário serão República Dominicana e Haiti, sendo os dois jogos disputados em Manaus. Para estes dois compromissos, o técnico Dunga, após conversas com Rogério Micale e Andrey Lopes, convocou a equipe nesta segunda-feira.
Foram relacionados 22 jogadores para a disputa desses dois amistosos. A exemplo do que ocorreu na partida contra a França, quem auxiliará o Dunga nestes dois jogos será o técnico da Seleção Sub-20, Rogério Micale, que comandará a equipe à beira do gramado.
O primeiro confronto será com a República Dominicana. A partida será disputada no dia 9 de outubro, às 21h, na Arena da Amazônia. Três dias depois, em 12 de outubro, no mesmo palco, o Brasil volta a campo para enfrentar o Haiti. Essa partida está marcada para as 19h.
O coordenador de Seleções Gilmar Rinaldi, o técnico da Seleção Brasileira, Dunga, e o assistente

GREVE DE BANCÁRIOS É MARCADA PARA O DIA 6 DE OUTUBRO

Parece piada, mas após cinco rodadas de negociação, a Federação Nacional dos Bancos – Fenaban apresentou uma proposta de 5,5% de reajuste nos salários e abano de R$ 2.500. A proposta frustrou os bancários, pois, segundo eles, não repõe sequer a inflação do período, que ficou em 9,8%,e muito menos atende à reivindicação da categoria de aumento real nos salários.
NEGOCIAÇÃO FENABAN
O Comando Nacional dos Bancários orientou que os sindicatos de todo o país realizem assembleias na próxima quarta-feira (1/10) para rejeitar a proposta e aprovar o indicativo de greve para o dia 6 de outubro.
Para o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza, que participou da reunião, uma proposta tão rebaixada como esta é uma provocação e a categoria precisa responder à altura. “Querer trazer de volta para a mesa de negociação a prática de trocar o índice, por um abono que não é incorporado ao salário chega a ser um desrespeito com as reivindicações da categoria. Precisamos fazer uma grande mobilização para arrancar uma proposta melhor dos patrões”, afirmou.
Emanoel Souza reforçou ainda a necessidade de pressionar a Caixa e o Banco do Brasil para que apresentem uma proposta. “O BNB marcou negociação para o dia 28 de setembro, mas a Caixa e o BB ainda não deram nenhuma resposta às reivindicações da categoria. Esta é uma sinalização muito negativa das direções dos bancos”, concluiu. 
Fonte: Feeb BA/SE

ITABUNA - Prefeitura suspende cobrança de multa ambiental a Microempreendedores Individuais

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Lanns Alves de Almeida Filho, anunciou hoje que a Prefeitura vai suspender, temporariamente, as multas cobradas aos Microempreendedores Individuais (MEI) de Itabuna, autuados por descumprir a Política Municipal de Meio Ambiente. As empresas haviam sido multadas pelo Departamento de Licenciamento e Fiscalização, que desenvolve ação conjunta com o Ministério Público estadual para o cumprimento da Lei Municipal nº 2.195, de 27 junho 2011, que define critérios para a política de preservação ambiental de Itabuna.
A justificativa dada pelo secretário para a medida é de que a atuação para o MEI deve ser melhor regulamentada e discutida no Conselho Municipal de Meio Ambiente. No entanto, Lanns Almeida Filho destaca que, apesar da suspensão temporária, as fiscalizações e as notificações vão continuar. O secretário alerta que a suspensão temporária da cobrança só terá validade para este perfil do

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

LOTERIAS DA CAIXA DE SÁBADO 26-09-2015

Mega Sena

26.09Concurso 1745
91318475260

Loteria Federal

26.09Concurso 5009
72.14449.25151.79161.20897.887

Lotofácil

25.09Concurso 1263
34589
1011121316
1820222325

Quina

26.09Concurso 3894
514184376

Lotomania

26.09Concurso 1593
1012182132
3637454660
6265667071
7377838898

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Prefeito de Ilhéus autoriza revitalização da Avenida Nelson Moreira, na Sapetinga

A Avenida Nelson Moreira, localizada no conjunto Sapetinga, na zona sul de Ilhéus, passará por uma completa revitalização. A obra, firmada a partir de um Termo de Ajuste de Conduta (Tac) entre a Prefeitura e a construtora Cicon, foi autorizada pelo prefeito Jabes Ribeiro em ato realizado na manhã desta sexta-feira, 25, no salão nobre do Palácio Paranaguá, com a participação do vice-prefeito Carlos Machado (Cacá), do representante da Cicon, Roque Lemos Júnior, do vereador Nerival Reis, do secretário de Meio Ambiente, Antonio Vieira, e do presidente da Associação de Moradores da Sapetinga, Jorge Matos.
Famosa por beirar o Rio Cachoeira e atrair contempladores do pôr do sol, a avenida passará por adequações nos passeios, no sistema de iluminação, receberá novos bancos, píer, área de lazer, projeto paisagístico e todos os itens que contribuem com a acessibilidade. A obra, orçada em cerca de

LOTERIAS DA CAIXA (DIA 23/09/2015)

Mega Sena

23.09Concurso 1744
91214294256

Loteria Federal

23.09Concurso 5008
64.95423.88144.60655.29176.107

Lotofácil

23.09Concurso 1262
13468
1112131617
2021222324

terça-feira, 22 de setembro de 2015

"A justiça é racista. Só prende pobres e negros". Será? Desconstituindo alguns mitos

Publicado por Hyago de Souza Otto -



Muito se questiona acerca da real aplicação das normas, principalmente no que tange à esfera penal, que, no geral, causa a alguns uma certa sensação de injustiça, sobretudo em virtude da afirmação de que, no Brasil, apenas os pobres e negros sofrem com a aplicação das penas.

Será?

Primeiramente, importante ressaltar a subjetividade no ponto atinente à raça, especialmente em virtude da subjetividade dos critérios utilizados para aferição e enquadramento de determinado

“Cultura de poder” contribui no desrespeito de Juízes aos Advogados

Esta semana um episódio grotesco ocorrido no Supremo Tribunal Federal preencheu as páginas da imprensa de todo o país: o desrespeito de um Ministro do STF contra as prerrogativas de um advogado durante o julgamento dos autos do processo manejado pela OAB contra o financiamento privado de campanhas eleitorais neste país.
Publicado por Abr Jurídico


Em que pese os motivos, se é que há de alguns juízes desrespeitarem advogados é necessário que se diga que o dever de urbanidade está previsto em lei e deve ser praticado por todos que militam no judiciário. Nunca é demais lembrar que um juiz foi um dia um advogado e por isso, a priori, deveria entender que o profissional está ali apenas para exercer a sua função e não para ser achacado de suas

Campanha Eleitoral para Conselhos Tutelares de Itabuna está aberta

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) deflagrou o período para realização da campanha do Processo Eleitoral no qual os cidadãos de Itabuna escolherão os novos membros, titulares e suplentes, do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente. A eleição é unificada aos demais municípios brasileiros e acontece no primeiro domingo de outubro, dia 4, entre 8 e 17 horas.
Um total de 25 candidatos estão concorrendo às cinco vagas de titules e suplentes. O Processo Eleitoral estará concentrado no Colégio Estadual de Itabuna, na Avenida Manoel Chaves, bairro São Caetano, onde serão instaladas as urnas. De acordo com a Resolução nº 011/2015 divulgada pelo

1º PASSEIO CICLÍSTICO PELA PAZ MOVIMENTA O CENTRO DE ILHÉUS

Com o passeio ciclístico, realizado na manhã deste domingo, está aberta a II Semana de Segurança de Ilhéus, promovida pela Polícia Militar, APPI/APLB-Sindicato e Secretaria Municipal de Educação. Com muita alegria e o desejo de ter uma cidade em paz, cerca de 300 pessoas, entre policiais militares, professores, estudantes e participantes de clubes de ciclismo da cidade participaram do passeio.
A campanha tem como tema “Ilhéus sem violência é bem melhor” e os participantes vestiram, literalmente, a camisa em prol de uma cultura de paz dentro e fora das escolas. A concentração ocorreu na sede da 68ª CIPM, na Avenida Soares Lopes, onde os participantes foram recebidos com um delicioso café tropical.
Equipes da Sutran distribuíram panfletos mostrando a importância de uma relação respeitosa entre motoristas e ciclistas e, durante todo o percurso, policiais motorizados faziam a segurança e o

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

EXTINTOR NÃO É MAIS OBRIGATÓRIO EM CARROS NO BRASIL, DECIDE CONSELHO NACIONAL DO TRÂNSITO

Fonte: UOL - Depois de o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) determinar que carros com mais de dez anos de uso deveriam trocar de extintor (de BC para ABC), no começo deste ano, o órgão decidiu, nesta quinta-feira (17), que não será mais obrigatório ter o equipamento nos veículos que circulam no Brasil.
A medida passa a valer a partir do momento em que a decisão aparecer no Diário Oficial da União, algo que deve acontecer entre esta sexta (18) e segunda (21).
Com isso, o uso será opcional para carros, utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada. Até então, rodar sem extintor ou com ele vencido era considerado infração média, com multa de R$ 127,69 e cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Essa medida que obrigava o uso do equipamento foi estabelecida em 1968 e passou a vigorar em 1970.
O Contran havia adiado para outubro a exigência de troca do item pelo tipo ABC (carros produzidos

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

SecultBA realiza Territórios Culturais em Diálogo em Itabuna

No próximo dia 24/09, de 9h às 16h, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), realizará a mais uma edição do evento Territórios Culturais em Diálogo: Cidadania, Gestão e Espaços Culturais. O evento, que é gratuito e aberto ao público, será realizado no Centro de Cultura Adonias Filho, espaço cultural administrado pela SecultBA em Itabuna, no território de identidade Litoral Sul.
Para Sandro Magalhães, superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura, o evento chega em um momento estratégico para o Litoral Sul. “Já percebemos avanços no cenário cultural do

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

LOTERIAS DA CAIXA - QUARTA-FEIRA 16/09/2015

Mega Sena

16.09Concurso 1742
111921232752

Loteria Federal

16.09Concurso 5006
88.99678.67234.60926.46500.375

Lotofácil

16.09Concurso 1259
258910
1314161718
1920222325

Quina

16.09Concurso 3885
1124284171

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

10 órgãos que devem ter concursos suspensos. Qual o lado positivo disso?

Entre as medidas de corte anunciadas pelo governo para fechar as contas públicas de 2016 estão a suspensão de alguns concursos públicos e o congelamento do reajuste dos servidores. As duas medidas juntas poderão gerar uma economia de R$ 8,5 bilhões para a União.
Somente o Poder Executivo deverá economizar cerca de R$ 1 bilhão com a suspensão dos concursos públicos. Porém, a proposta depende de uma alteração na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), que está em discussão no Congresso.
1. Advocacia-Geral da União (AGU) - 84 vagas para advogado da União da 2ª categoria

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Território do Sisal recebe Serviço de Apoio à Agricultura Familiar

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), inaugura nesta quarta-feira (16), às 9h, no município de Serrinha, o Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), que tem como finalidade articular políticas públicas para a agricultura familiar e promover a inclusão produtiva dos agricultores familiares baianos. A unidade vai atender mais de 58 mil famílias de agricultores do Território de Identidade do Sisal. Antes, às 7h30, haverá um encontro com a imprensa no Restaurante Tempero da Lia - rua Joaquim Hotélio, 157, Centro – Serrinha/BA.
Este é o décimo segundo dos 27 SETAFs que serão implantados em toda a Bahia. O ato de

Primeiro dia de Agropec Semiárido supera expectativa



Mais de 1.800 pessoas participaram, nesta segunda-feira (14), do primeiro dia do Agropec Semiárido e IV Congresso Brasileiro de Palma e Outras Cactáceas, que está sendo realizado no Hotel Fiesta, em Salvador (BA), até amanhã. O evento está discutindo o semiárido do Brasil como uma região produtiva, sustentável e rentável.
Com o auditório lotado, foi necessário usar mais três salas do hotel para transmitir, em tempo real através de vídeo, toda a programação da manhã para o público excedente. “Todas as expectativas foram superadas. É muito bom vermos esse espaço completamente lotado de produtores em busca de conhecimento e informação”, celebrou Mário Borba, coordenador geral do congresso.
O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Sistema Faeb/Senar, João Martins, foi o responsável pela abertura do evento. “Todos vocês aqui vão ter acesso às tecnologias mais avançadas e as práticas mais modernas que estão sendo desenvolvidas pelo mundo para produção semiárida, que é sim uma região viável e competitiva” ressaltou. Mas, ele fez questão de acrescentar que “de nada adiantam essas tecnologias se continuarmos com um Brasil desigual e sem políticas públicas especificas para a região. É fundamental um tratamento diferenciado para o Nordeste para que

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

FEIRA DAS PROFISSÕES - UESC

A Magnífica Reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz, Profª. Adélia Pinheiro, e o Vice-Reitor, Prof. Evandro Sena Freire, têm a satisfação de convidar V. Sa. para participar da abertura da III Feira das Profissões, que ocorrerá no dia 17 de setembro (quinta-feira), às 09 horas, no Auditório do Centro de Arte e Cultura da UESC e no Ginásio Poliesportivo no Pavilhão do Curso de Educação Física.

LOTERIAS DA CAIXA DE SÁBADO 12/09/2015

Mega Sena

12.09Concurso 1741
151820324849

Loteria Federal

12.09Concurso 5005
18.50810.11252.83139.75063.065

Lotofácil

11.09Concurso 1257
12568
1011121314
1619202225

Quina

12.09Concurso 3882
221223779