LUIZA

sábado, 31 de dezembro de 2016

Russo ganha cartão de crédito sem juros e sem limites após reescrever os termos do contrato



Não é todo mundo que lê os termos de um contrato antes de assinar. Mas é preciso tomar muito cuidado com letras miúdas, termos difíceis de entender e cláusulas abusivas que podem aparecer em um acordo.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Ilhéus empossa procuradores aprovados em concurso público

A Secretaria de Administração (Sead) da Prefeitura de Ilhéus realizou, esta semana, a incorporação ao quadro de servidores efetivos do Município de cinco dos oito procuradores aprovados no concurso público realizado neste ano. A posse dos novos servidores aconteceu na sala da Procuradoria Geral do Município. De acordo com o Procurador Geral, Otávio Augustus Carmo, o evento representa um marco na área jurídica da administração municipal, por “ser uma importante etapa no processo de melhoria institucional e dos meios materiais e humanos da Proger no atual governo”.
Carmo salienta que esse foi o primeiro concurso público realizado em Ilhéus que disponibilizou vagas para a função de procurador, o que acaba com os cargos de livre nomeação na Procuradoria. “Recentemente, foi aprovada lei que completou a alteração da estrutura administrativa da Proger,

Empresas terão mais um ano para construírem em terrenos doados em Itabuna

Por decisão do Legislativo itabunense, empresas (de distribuição, logística e call center) instaladas no município que receberam doação de terrenos terão 01 ano a mais para construírem suas sedes. A alteração no prazo (de 02 para 03 anos) foi aprovada (com 13 votos) somente na segunda votação,

Brena Golçalves, do The Voice Brasil, se apresenta hoje em Ilhéus


Ex-participante da mais recente edição do The Voice Brasil, a cantora ilheense Brena Gonçalves faz, em sua terra natal, a primeira apresentação após o programa. O show gratuito acontece hoje, às 20h, em estrutura montada na Av. Dois de Julho, centro histórico da cidade. Após ser “salva de uma batalha” por Carlinhos Brown e classificada para a etapa semifinal do The Voice, a baiana foi eliminada apenas no programa exibido no último dia 22 de dezembro.
O repertório do show de logo mais à noite reúne músicas do Pop e MPB que Brena já costumava cantar em Ilhéus, juntamente com novas influências musicais. “É hora de agradecer àqueles que sempre acreditaram em mim. Ilhéus é a minha casa”, celebra a cantora.O Choco Summer vai unir feira de marcas de chocolate de origem, economia criativa, parque de diversões e muita música. Com vista privilegiada para a Baía do Pontal, um dos cartões postais de Ilhéus, o Choco Summer irá promover amanhã (31) um show de jazz, MPB e

Prefeitura de Ilhéus conclui pagamento do 13º salário

A segunda parcela do décimo terceiro salário dos servidores vinculados ao município de Ilhéus, que corresponde a 50% do valor, está disponível nas contas bancárias dos trabalhadores desde o início da tarde desta quinta-feira, dia 29, informou o secretário municipal de Administração, Ricardo Machado. Segundo ele, apesar de ter previsto o pagamento do restante do benefício para a sexta-feira, 30, as secretarias de Administração (Sead) e da Fazenda (Sefaz) conseguiram adiantar o processo junto a Caixa Econômica Federal.

Marcelo D2 se apresentará na Península de Maraú no dia 02 de Janeiro



O café de La Musique Barra Grande traz a energia contagiante do rapper Marcelo D2 para a Península de Maraú, as vibrações não poderiam ser mais positivas nesse pedacinho de paraíso no Sul da Bahia e num dos melhores Beach Clubs do país.
D2, ex Planet Hemp, fará um show case, onde mostrará grandes sucessos desde sua antiga banda, da sua carreira solo e ainda promote muita novidade, esse talentosíssimo artista que passeia pelo rap, ska e hip-hop.
A programação de réveillon do Café de La Musique que começou no dia 27, vai até o dia 31. Na

À véspera do recesso, Câmara de Itabuna aprova cinco projetos

Na primeira sessão ordinária do, já reformado, Plenário Raymundo Lima, os vereadores de Itabuna aprovaram nesta quarta, 28, por unanimidade dos presentes, cinco projetos de leis. A maioria deles oriundos do Poder Executivo. Apenas o Dia dos Desbravadores (25 de abril) é de autoria parlamentar da vereadora Valéria Morais (SD) e cujo relator foi Nadson Monteiro (PPS).

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Avatim - Fragrância Xêro estreia no Réveillon de Salvador

A fragrância Xêro, identidade olfativa da cidade de Salvador desenvolvida pela Avatim, poderá ser sentida em espaços estratégicos durante a festa de Réveillon da capital baiana, entre os dias 28 de dezembro e 1º de janeiro, na Praça Cairu. De acordo com Rodrigo Quadros, gerente de marketing da empresa de cosméticos, a essência será borrifada nas cabines do Elevador Lacerda, nos banheiros públicos em forma de contêineres, camarotes e camarins do evento.
Especialista em fragrâncias exclusivas e cosméticos para corpo e ambiente voltados para o bem-estar, a Avatim recebeu, da prefeitura de Salvador, a missão de desenvolver um cheiro único que representasse a essência de cidade, sua cultura, cores e sabores. Pensando na pluralidade de sentidos da capital baiana, a marca criou uma identidade olfativa para Salvador, com notas cítricas e amadeiradas e um leve toque de flores brancas. A mistura busca traduzir a identidade desse povo tão ímpar que é o soteropolitano.

DANÇA DO VENTRE COM RITA CARNEIRO

Oficina de Verão começa no dia 9 de janeiro, no Xisto Bahia, promovendo o reencontro com o feminino, a beleza, a sensualidade, o prazer e o movimento
A professora de Dança do Ventre Rita Carneiro inicia sua temporada de aulas de 2017 no dia 9 de janeiro, no Espaço Xisto Bahia, voltada a quem está tendo folga neste período do ano e a turistas que estão visitando a cidade de Salvador, mas querem vivenciar um tempo de aprendizado. “Férias... oportunidade de entregar-se ao reencontro com o feminino, a beleza, a sensualidade, ao prazer, ao movimento. E tudo isso você encontra na Dança do Ventre”, convoca a mestre.
As aulas acontecem às segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 19h45, até 8 de fevereiro. O valor do curso é R$ 70. O público alvo é feminino, com idade a partir de 17 anos com ou sem experiência em dança. A Oficina de Dança do Ventre visa a ampliação da cultura corporal, da auto-observação, da consciência corporal e socialização, pois o referido trabalho poderá proporcionar uma melhoria nas relações consigo e também nas interpessoais.
“Autodeterminação intelectual e física, autoconfiança e criatividade são também fatores que as participantes desenvolverão no processo, o que consequentemente lhes trará mais qualidade de vida e prazer”, considera a professora e coreógrafa Rita Carneiro, autoras das montagens 2015 e 2016,

INGRATIDÃO: DÓRIA VOLTA ATRÁS E ANUNCIA AUMENTO DE IPTU E TARIFAS DE COLETIVOS URBANOS - PREFEITO ELEITO HAVIA PROMETIDO CONGELAMENTO

Veja o link da promessa quebrada: congelaria a passagem de ônibus e os tributos municipais em 2017.

O tucano afirma o IPTU terá que ser corrigido pela inflação, já em janeiro de 2017. Segundo o prefeito eleito, os paulistanos foram ingênuos e interpretaram errado sua fala. "O aumento é necessário e inevitável", afirma o novo gestor.

— Quando eu me referi [aos impostos], eu falei claramente que não haveria aumento. E não vai haver aumento. Aumento é aumento real [acima da inflação].

Ele classificou como a promessa de que o IPTU ficaria congelado.

sábado, 24 de dezembro de 2016

Conselho Municipal aprova contas da Secretaria de Saúde de Itabuna

As contas da Secretaria de Saúde de Itabuna referentes ao período de janeiro a agosto deste ano foram aprovadas à unanimidade pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS). Já as contas referentes ao último quadrimestre – setembro a dezembro só serão apreciadas no próximo ano pelos conselheiros.
Antes da discussão sobre as contas, a diretora de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, Luciana Pinheiro, apresentou o Relatório Anual e, por meio de gráficos, mostrou as ações executadas ao longo do ano, destacando os repasses de valores da União, Estado e Município e onde os recursos foram aplicados.
Para o secretário de Saúde, Paulo Bicalho, a aprovação das contas no serviço de saúde pública em Itabuna, além de não ser surpresa, tem um significado importante, principalmente para a população, já que os recursos disponíveis foram aplicados de forma correta, com transparência e responsabilidade.
Lembrando que todos os compromissos financeiros, desde processos licitatórios, contratações, pagamentos dos servidores e dos fornecedores e demais conteúdos administrativos da Secretaria de Saúde foram quitados rigorosamente em dia, o secretário afirma que a aprovação das contas dá a tranquilidade para fechar o ano com o dever cumprido.

PREFEITURA DE ITABUNA ENTREGA ESCOLA TOTALMENTE REFORMANDA NA URBIS IV

Com a construção de mais três salas de aula e uma sala de informática, espaço para recreação e a troca de toda a instalação elétrica, novo padrão visual, arquitetônico e paisagístico, os professores, pais e alunos recebem nesta semana a escola municipal de educação básica Maria Creuza Pereira da Silva, no bairro Urbis IV. A escola há três meses passa pelo processo de revitalização por meio do Programa de Modernização da Rede Municipal de Educação.
Segundo a secretária municipal de Educação, Dinalva Melo do Nascimento, para a transformação da escola, a Prefeitura de Itabuna investiu recursos próprios. “Com muito trabalho e empenho estamos conseguindo transformar a realidade das escolas da rede municipal de ensino, fazendo melhorias que a nossa rede tanto

ILHÉUS - Nota Pública

Em virtude de Nota Pública distribuída à imprensa, de forma surpreendente, pela assessoria do prefeito eleito de Ilhéus, Mário Alexandre Sousa, a Administração do Município vem a público reiterar que tem atuado no processo de transição de Governo de forma transparente, objetiva e colaborativa, no sentido de fornecer informações, dados e documentos imprescindíveis ao bom funcionamento da máquina administrativa, e esclarecer que:
1. Todos os atos praticados pelo Governo Municipal estão fundamentados pelos princípios da legalidade e do interesse público;

Indulto natalino terá critérios mais rígidos para crimes violentos, diz ministro



O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, disse que amanhã (23) será publicado o indulto natalino com uma lógica diferente do que vinha sendo publicado ano a ano. “Pela primeira vez, nós separamos: de um lado, os crimes sem violência ou grave ameaça, e, de outro lado, crimes com violência ou com grave ameaça à pessoa. Quando todos os indultos anteriores, pouco importava isso. Na verdade, era o tamanho da pena só [que importava], sem fazer essa divisão”, disse em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, na qual firmou convenios com o estado paulista.

Jogo beneficente lota arquibancada do Estádio Municipal Nilo Xavier



Alimentos, roupas, brinquedos e demais doações foram recebidas pelos torcedores em uma tarde dedicada à solidariedade. Os ingressos para o Jogo beneficente entre a Seleção de Caculé e o “Time das Estrelas” realizado no domingo, 18 de dezembro, no Estádio Municipal Nilo Xavier, foram os donativos arrecadados para famílias carentes.
O time de “estrelas” foi composto por ex-jogadores e jogadores profissionais de clubes brasileiros e do exterior. Os donativos e centenas de alimentos recolhidos foram repassados para a Paróquia de Caculé e já foram distribuídos pelo Clube de Mães. O amistoso foi realizado pela Pizzaria Caculé, Governo de Caculé e apoio do comércio local e de toda população que contribui com a presença e doação.

GOVERNO TEMER QUER IMPOR A ESCRAVIDÃO MODERNA

Não basta tentar aprovar a terceirização sem limites a todo custo. O governo de Michel Temer agora quer impor a escravidão moderna com a chamada jornada intermitente ou móvel de trabalho, com a aprovação do PLS 218/2015, do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), em tramitação no Senado Federal. O texto desobriga o horário fixo e ainda abre brechas para derrubar direitos como salário regular e pagamentos apenas

11,49 bilhões. ITAÚ É A EMPRESA QUE MAIS LUCRA

Falar em dinheiro e abuso é mesmo com a família Setúbal, dona do Itaú. A empresa é a que mais lucra no país. É também uma das que mais desrespeitam o trabalhador. Até setembro, o lucro líquido atingiu a marca dos R$ 16,3 bilhões. Resultado que não impediu as demissões. No mesmo período, foram cortados 1.744 postos de trabalho. Não é só o Itaú que tem boa vida. O setor bancário está entre os mais lucrativos do país, aponta Economatica. O Bradesco ocupa a terceira posição, com R$ 11,49 bilhões. À frente, no segundo lugar, aparece a Vale, com lucro de R$ 11,74 bilhões. A lista das 10 maiores empresas tem ainda o Banco do Brasil, no sexto lugar com ganho de R$ 7,07 bilhões. A pesquisa acaba com qualquer justificativa da direção da instituição financeira, que impõe uma reestruturação absurda no BB, com fechamento de agências e corte de pessoal. Na oitava posição, o Santander completa a relação dos bancos na lista das 10 maiores do país. A pesquisa analisou o resultado de 327 empresas com dados disponíveis na CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

ITABUNA = Prefeitura de Itabuna chama mais dos lotes de aprovados em concurso público

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Administração, está chamando o 13º e 14º lotes de candidatos aprovados no concurso público para provimento de cargos realizado em maio passado. A partir da publicação de Edital de Convocação, no Diário Oficial do Município, os convocados devem comparecer aos locais pré-determinados para a assinatura do termo de posse.
Foram definidos os departamentos de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Administração, Centro Administrativo Firmino Alves, situado à Avenida Princesa Isabel, nº 678, São Caetano, e da Secretaria Municipal de Saúde, à Avenida Amélia Amado, nº 5, centro.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Tribunal aprova contas de 2015 da Prefeitura de Ilhéus

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) aprovou em sessão nesta quinta-feira, dia 22, as contas da Prefeitura de Ilhéus no exercício de 2015, sob responsabilidade do prefeito Jabes Ribeiro. No parecer, o conselheiro relator Raimundo Moreira, fez ressalvas, sobretudo quanto ao descumprimento do índice de gastos com pessoal, que correspondeu a 57% da receita corrente líquida do ano passado.
Para o prefeito Jabes Ribeiro, a aprovação é uma vitória pessoal e do município, pois, “apesar de as despesas com pessoal continuarem acima do limite, que é de 54%, conseguimos diminuir esse índice muito. Vale lembrar que, em 2013, quando assumimos, esse percentual era de 70%, o que demonstra uma queda drástica do comprometimento com pessoal”.

ITABUNA - VEREADOR CRITICA HORÁRIOS DOS ÔNIBUS DURANTES O NATAL E FESTA DE FIM DE ANO

O transporte coletivo de Itabuna só vai funcionar até 21h nos sábados, 24 e 31 de dezembro, véspera de Natal e virada do ano, respectivamente. O horário reduzido dos ônibus, na opinião do vereador Nadson Monteiro (PPS), prejudicará o retorno dos trabalhadores do comércio grapiúna e o deslocamento no Réveillon (tanto ida quanto vinda).
A crítica de Monteiro recebeu apoio de outros vereadores. Júnior Brandão (PT) questionou a posição do Sindicato dos Comerciários a respeito da redução no horário dos ônibus. Em contrapartida, Ronaldão (PMN) considerou a medida de limitar a circulação “uma vergonha para Itabuna” por ter sido tomada junto à Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran).

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Evento pelas ruas de Ilhéus comemora o Dia do Palhaço

As ruas do centro de Ilhéus vão ganhar um ingrediente diferente na próxima segunda-feira, dia 19. A partir das 13h, artistas de circo realizam 6ª Palhasseata de Ilhéus. O evento, promovido pelo grupo de Teatro/Circo Maktub, conta com apoio financeiro da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), e comemora o Dia Mundial do Palhaço (10 de dezembro).
A iniciativa já faz parte do calendário de eventos artísticos da cidade. Segundo Fábio Nascimento, organizador da Palhasseata, o cortejo deve contar com aproximadamente 50 participantes e terá com concentração em frente à sede da Secretaria Municipal de Cultura, na Rua Jorge Amado. A partir das 14h, os palhaços percorrerão as principais ruas do comércio.

Itabuna: sancionada lei que cria Conselho de Política da Igualdade Racial

A partir da publicação da Lei Municipal nº 2.368, de 8 de dezembro de 2016, sancionada pelo prefeito Claudevane Leite, o município de Itabuna passa a contar com o Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (COMPRIR). O órgão está vinculado à Secretaria da Assistência Social (SAS), até o momento em que seja criado e instituído ou organismo que trate da política de reparação, principalmente com a população negra e outros segmentos étnicos.
O Comprir tem ainda por objetivo combater o racismo em todas as suas formas, a discriminação racial e reduzir o preconceito e as desigualdades, inclusive nos aspectos econômico, financeiro, social, educativo, político, religioso, de gênero e cultural. As competências do órgão estão

Rosemberg relata projeto de Programa de Regularização Ambiental (PRA)

O Projeto de Lei 21.841/2016 de autoria do Poder Executivo que institui o Programa de Regularização Ambiental (PRA) dos Imóveis Rurais do Estado da Bahia foi aprovado, na terça-feira (06), na Assembleia Legislativa da Bahia e teve como relator o Deputado Estadual Rosemberg Pinto (PT).
Conforme o parlamentar o Programa de Regularização Ambiental dos Imóveis Rurais visa “criar as condições para que o empreendedor rural, seja ele pequeno ou grande, faça que a sua propriedade seja produtiva e esteja de acordo com a preservação do ambiente”, reforçou.
O Programa de Regularização Ambiental dos Imóveis Rurais tem em seu bojo as informações ambientais das propriedades e posses rurais que servem como base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental, econômico e combate ao desmatamento; instrumento de controle e planejamento das ações de gerenciamento dos recursos hídricos e outros aspectos que envolvem o meio ambiente. As informações serão disponibilizadas e integradas a outros sistemas de informações federal, estaduais e municipais, com o objetivo de articular as ações de gestão, controle e monitoramento ambiental.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

II Encontro de Mestres e Contramestres de Capoeira começa nesta sexta-feira, em Ilhéus



Nos últimos anos, em Ilhéus, a capoeira foi uma das manifestações culturais que contou com uma política pública de incentivo do governo municipal, através da Secretaria de Cultura (Secult). Um dos resultados da segundo edital Calendário da Capoeira, iniciativa da Secult, com recursos oriundos do Fundo Municipal de Cultura, acontece a partir desta sexta-feira, dia 16, com a realização do II Encontro de Mestres e Contramestres do Projeto Corda Branca do Sul da Bahia.
O evento terá início às 7h30min, na sede da Associação Beneficente dos Deficientes Físicos de Ilhéus (ABEDEFI), localizada na Rua Havaí, 55, bairro São Francisco, na zona sul da cidade. A programação conta com atividades abertas à comunidade. Ainda na sexta-feira, às, 19 horas, será realizada uma roda de capoeira na Praça São João Batista, no Pontal.
Na sábado, dia 17, na Academia do Mestre Lázaro, a partir das 15 horas, acontecerá o Encontro Gospel com a participação da banda Labareda de Fogo. No domingo, dia 18, às 8 horas, no Colégio Estadual da Proa, a pedida é a II Roda de Mestres e Contramestres do Sul da Bahia.
Segundo o Mestre Lázaro, organizador do evento e fundador do Projeto Corda Branca, o encontro tem como objetivo reforçar a importância da capoeira regional, além de articular novos projetos e promover discussões sobre a função social da capoeira na comunidade.

Ilheense Rameses Cáridas, de 11 anos participa do Grand Slam de Jiu Jitsu, em Salvador

Neste domingo, 18, o ilheense Rameses Cáridas, de 11 anos, viaja a Salvador para participar de sua última competição deste ano, o Grand Slam de Jiu Jitsu. O evento é uma realização da Confederação Brasileira de Lutas Profissionais (CBLP) em parceria com a Federação Baiana de Jiu-Jitsu e X-Combat Tv News. O atleta, apoiado pela Prefeitura e patrocinado pela Faculdade de Ilhéus, é campeão mundial de Jiu-Jitsu, vice-campeão brasileiro da modalidade.
Faixa amarela e também campeão norte/nordeste da Copa Brasil de Jiu jitsu, na categoria pluma, Ramases é estudante do Colégio da Polícia Militar (CPM) e treina há mais de quatro anos na Agremiação Associação Rogério Marshal. Atualmente, compete na categoria Infantil B (peso leve), já tendo disputado grand slam em São Paulo, Belo Horizonte e outras capitais. Neste domingo, o atleta mirim vai disputar

Prefeitura de Ilhéus sofre sequestro financeiro por precatórios trabalhistas

As finanças do Município de Ilhéus têm sofrido recorrentes perdas por diferentes fatores em 2016. Além da crescente queda de arrecadação em virtude da crise econômica nacional, o tesouro municipal sofre também com o sequestro financeiro em virtude de precatórios trabalhistas. De acordo com informação do secretário municipal de Fazenda, Raimundo Ferreira, somente neste mês de dezembro, por determinação judicial, foram realizados bloqueios nas contas na ordem de R$ 1.038.964,07.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

CESOL LITORAL SUL DA BAHIA PROMOVE FEIRA SOLIDÁRIA NA PRAÇA

O Cesol do território Litoral Sul presta assistência técnica a empreendimentos de 26 municípios baianos, fomentando a comercialização e fortalecimento do trabalho coletivo a Feira Solidária tem a realização do Cesol Litoral Sul, Incubadora de Empreendimento Solidário da UESC e Fórum Econômico Solidário do Território Litoral Sul, pensando em todos os empreendedores apresentaremos nos dias 15 e 16 de dezembro os trabalhos desenvolvidos.
A Feira Solidária visa potencializar a renda de pequenos agricultores do Litoral Sul da Bahia. Teremos produtos comercializados a preços justos e solidários. Ainda conta com uma variedade de produtos de artesanato, decoração, roupas e doces. A localização será na Praça Olinto Leone no horário das 14h às 22h, não deixem de participar.

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

CURA DA ASMA COM NANOPARTÍCULAS É DESENVOLVIDA NOS ESTADOS UNIDOS



Estados Unidos - Prensa Latina - Cientistas estadunidenses desenvolveram uma nanopartícula capaz de esconder os alergênicos do sistema imune e assim estes deixam de constituir substâncias perigosas para o organismo, revela hoje um estudo.
A investigação, publicada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, assinala que o macrófago apresenta o antígeno ao alergênico de tal forma que o sistema imune descarta todo ataque sobre o alergênico e reinicia em modo normal.
Nomeada "cavalo de Troia" por seus criadores, estudiosos da Faculdade de Medicina Feinberg da Universidade Northwestern em Chicago, a nanopartícula carregada com o alergênico é inoculada no sistema circulatório e o sistema imune só a vê como um resíduo inócuo.
Desta forma, tanto o composto como sua carga oculta são ingeridos por um macrófago que

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

ITABUNA - Contas de Azevedo também têm parecer adiado

Igualmente às de Claudevane Leite, atual prefeito de Itabuna, as contas do ex-gestor José Nilton Azevedo, referentes a 2012, terão parecer parlamentar conhecido às 10h da próxima terça, 13. A leitura deveria ter sido feita hoje, 09, na Comissão de Finanças, Orçamento e Tributos, mas foi modificada, a pedido do relator Ronaldo Geraldo A tramitação desse processo legislativo, contudo, “está dentro do prazo regimental”, sustenta o relator. O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/BA) posicionou-se pela reprovação das contas de Azevedo.

Restaurante Popular retoma atividades na segunda-feira em Itabuna

Depois de constatar superaquecimento na caldeira da unidade centro do Restaurante Popular de Itabuna, na manhã desta sexta-feira, dia 9, os técnicos da empresa Pupo Restaurante e Cozinha Industrial, empresa responsável por operar as duas unidades do estabelecimento, acionaram o Corpo de Bombeiros para uma inspeção. Devido ao incidente sem vítimas ou danos, a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) resolveram suspender os serviços oferecidos pelo restaurante no dia de hoje.
De acordo com o secretário de Assistência Social, Evandro Pereira Filho, o incidente não teve vítimas e a medida preventiva visou à segurança dos trabalhadores e clientes do Restaurante Popular. “Os técnicos estão trabalhando para resolver o problema no curto prazo. Na segunda-feira a unidade deve retomar às suas atividades no horário habitual”, explicou. O Restaurante Popular serve média de mil refeições diárias, a R$ 3,00, de segunda a sexta, entre as 11 e 14 horas.

ITACAREZINHO - A praia paradisíaca de Itacaré é o point para quem quer renovar as energias


Margeada por uma ampla fazenda de coco e cacau, a praia tem uma extensão de 3,5 km e é localizada a 15 km da cidade


Uma das mais belas e preservadas praias rurais da região, recebe no canto norte uma pequena cascata de água doce com nome de Camboinha. O encontro do rio com o mar, chega a ser um encanto para quem visita o local. A paisagem da mata, com um design sofisticado de coqueiros, revela a arquitetura caprichada da natureza.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Rui tem agenda intensa de entregas e inaugurações no feriadão

Na semana em que Salvador comemora o feriado de Nossa Senhora da Conceição da praia, padroeira da cidade, o governador Rui Costa continua com a agenda intensa de trabalho. Nesta quinta-feira (8), o governador Rui Costa cumpre agenda em Valente, na região sisaleira. Às 9h30, Rui entrega duas novas escolas estaduais nas comunidades de Valilândia e Tanquinho; e o Ginásio de esportes coberto da Comunidade de Valilândia. Ainda na cidade, assina convênios do Bahia Produtiva e entrega a pavimentação em paralelepípedos com drenagem superficial de vias nos bairros da Liberdade, Dionísio Mota e Petrolina.

Aprovada urgência para projeto que torna tráfico de animais crime qualificado

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (6) o regime de urgência para o Projeto de Lei 347/03, da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Animais, que considera a prática do comércio ilegal de animais silvestres de forma permanente, em grande escala ou em caráter nacional ou internacional como crime qualificado, punível com pena de reclusão de dois a cinco anos e multa.Íntegra da proposta:
PL-347/2003
'Agência Câmara Notícias'

Prefeito de Ilhéus destaca importância de transição de governo transparente

Desde que foi instaurada a comissão responsável pela transição de governo, há cerca 15 dias, a administração do município tem atuado para tornar o processo o mais produtivo possível, segundo afirmou o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, em entrevista à imprensa. A comissão de transição foi instituída através do Decreto 070/2016, composta por representantes do atual governo e por representantes do prefeito eleito, Mário Alexandre, sob a presidência do secretário de Administração, Ricardo Machado.
O grupo de trabalho tem se reunido periodicamente, com o intuito de compartilhar informações pertinentes ao funcionamento da máquina administrativa. De acordo com Ribeiro, todos os agentes envolvidos na comissão por indicação do governo vigente têm colaborado com os membros

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

CARTILHA ORIENTA MULHERES SOBRE DIREITOS E ACESSO À INFORMAÇÃO

Para conectar o direito à informação com os direitos das mulheres, a ONG Artigo 19 lançou a cartilha "Acesso à Informação e Direitos das Mulheres". A publicação faz parte da campanha "16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres", iniciada no último dia 25.
A cartilha oferece estudos sobre a situação da mulher no Brasil e também traz recomendações aos governantes sobre medidas a serem tomadas. Além disso, o texto aborda temas como os direitos reprodutivos e sexuais femininos, além do aborto.
A publicação possui um guia detalhado sobre como utilizar a Lei de Acesso à Informação para se conseguir informações junto a órgãos públicos. Segundo a responsável pela elaboração da cartilha, Bárbara Paes, o projeto é um elemento importante para o combate à discriminação de gênero.
Rede Brasil Atual

BAHIA TERRITÓRIO ESPORTIVO: Um novo conceito de se praticar o esporte

O Governo da Bahia vem trilhando um novo rumo para a administração pública. Através de uma gestão eficiente e preocupada com os interesses da população, firmou a missão de propor e coordenar políticas públicas mais efetivas na promoção da integração social e da qualidade de vida da sociedade.
Em conformidade com a estratégia governamental, a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – SUDESB, traçou uma visão de futuro: ser referência nacional no desenvolvimento de políticas públicas inovadoras voltadas para o protagonismo juvenil, o esporte, a atividade física e o enfrentamento ao uso e abuso de drogas.

Semifinais do Interbairros acontecem no final de semana em Itabuna

Confira o horários e jogos:
08h30min - VALE DO SOL x PARQUE BOA VISTA
10h30 min - SANTA INÊS x NOVA FERRADAS
O final de semana será decisivo para oito seleções que disputam o título de campeã do Campeonato Interbairros de Futebol de Itabuna. No domingo, dia 11, o Estádio Luiz Viana filho, “Itabunão” vai

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Concurso Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região 2016 - salários de até R$ 10.119,93

Órgão do Concurso: Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região
Quantidade de Vagas disponibilizadas: 63
Estudos: Apostilas Relacionadas | Cursos Relacionados
Data final das Inscrições: 12/12/16
Salários até: R$ 10.119,93 reais, dependendo do cargo
Organizadora do Concurso: CONCURSOSFCC - link
Escolaridade/Cargos: Nível médio e superior
Locais onde poderá trabalhar: Amazonas e Roraima -
Data prevista para as provas: Veja_no_edital ⇓
Edital/Inscrições: Edital/Inscrições

MPE premia estudantes por concurso de redação sobre meio ambiente em Ilhéus

O Ministério Público do Estado da Bahia e a Secretaria de Educação do Município de Ilhéus premiam os estudantes que elaboraram as melhores redações ambientais da Rede Pública de Ensino, durante concurso promovido pelo Abrigo São Vicente de Paulo. A cerimônia de premiação acontece nesta quinta-feira, 8, no centro de convenções de Ilhéus, a partir das 14 horas, com a presença da Procuradora-Geral de Justiça do Estado, Ediene Santos Lousado, do comandante geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Anselmo Alves Brandão, e do prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro.
O evento tem como objetivo também homenagear pessoas e instituições que contribuíram significativamente para as atividades do Abrigo São Vicente de Paulo, para a defesa do meio ambiente, urbanismo e do consumidor, em Ilhéus, em 2016, e aos policiais militares integrantes do 2º Pelotão CIPPA, de Porto Seguro, que obtiveram destaque operacional.

ITABUNA - Settran inicia pela Aziz Maron o videomonitoramento do trânsito

A partir de agora será mais fácil monitorar o trânsito, a identificação de infrações e dos condutores causadores de acidentes na Avenida Aziz Maron, em Itabuna. Isto porque a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Settran) iniciou na segunda-feira, dia 5, o serviço de videomonitoramento em uma das avenidas mais movimentadas da cidade que conta com intenso fluxo de veículos.
Há cerca de um mês a avenida foi sinalizada para o serviço que atende a Resolução nº 532, de 17 de junho de 2015, do Conselho Nacional de Trânsito (Conatran). Inicialmente, o videomonitoramento é feito por uma câmera de grande alcance, instalada próximo ao Shopping Jequitibá.

Até março, 17 transatlânticos vão atracar no Porto de Ilhéus

O Porto Internacional do Malhado, em Ilhéus, recebe, até março de 2017, outros 17 transatlânticos na temporada de verão, que foi aberta, no dia 17 de outubro, com a chegada do cruzeiro Midnatsol, vindo de Salvador. O período de atracagem de navios de passageiros movimenta a economia e reforça o destino turístico local.
Somente neste mês de dezembro, estão previstas três atracagens no porto, trazendo mais de 12 mil visitantes, de acordo com o chefe do receptivo da Secretaria Municipal de Turismo, Jackson Rodrigues. No dia 20, chega ao terminal o navio MSC Preziosa. Já no dia 27, atracam as

Setaf/Bahiater/Sdr-Litoral Sul Bahia Promove dia de Campo em Una



Aconteceu no dia 30/11/2016, na região de Colônia de Una-BA, um dia de campo na Associação de Apicultores de UNA, o conteúdo Abordado pelo instrutor Welton Clarindo/Bahiater, foi a divisão e Manejo para alto desenvolvimento da Meliponicultura Baiana. A idéia é ampliar nos municípios do Território a produção e os números de criadores de Abelha sem Ferrão, buscando capacitar e qualificar as associações que já manejam e iniciar outros projetos. Para o coordenador do Setaf/Bahiater/SDR, Marcos Vinicios, o potencial é grande e se faz necessário incentivar, "atualmente dois dos melhores especialistas em apicultura e meliponicultura da Bahia compõem nossa equipe, Welton Clarindo e Paulo Carilo, já estamos identificando onde podemos ampliar a produção e onde devemos iniciar um trabalho em diversos municípios onde existem condições para desenvolver a atividade com qualidade, nosso apoio é total para isso", salientou o coordenador.
Texto e fotos Marcos Souza

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

ITABUNA - ARTISTAS E CANTORES ABRILHANTARAM “15 VEZES FELIZ NATAL”, DA FICC







O evento contou com a participação de grandes nomes da música grapiúna, além de artistas e grupos premiados em 2016.
A quarta-feira (30), quinta-feira (1º) e sexta-feira (2) foram muito especiais para quem transitou pela Praça Laura Conceição, próximo à sede da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), no Centro de Itabuna. Nestes dias, a Prefeitura Municipal, através da FICC, promoveu o evento “15 Vezes Feliz Natal”, que assumiu para si a missão de abrir oficialmente o Natal de Itabuna e ainda registrou a comemoração do aniversário de 15 anos da FICC, que tem o seu “registro de nascimento”

Grande evento de MMA aconteceu em Una

Na última quinta-feira (01), a cidade recebeu o evento New Talent de Mixed Martial Arts (MMA). A organização do evento afirma que o objetivo é fomentar o esporte no sul da Bahia, fazendo com que façam parte do calendário esportivo da região.
Durante o evento houveram 10 lutas amadoras e 3 profissionais das quais, Gênesis Daniel venceu por decisão dividida o atleta Alisson Silvino; Alexandre Santos empatou com o lutador Vitor Couto e Danilo Bettanin nocauteou no 3º round o lutador Gabriel Conselho.
O esporte é fundamental na vida de crianças, adolescentes e jovens. Além de resgatar pessoas de situações de vulnerabilidade, ele pode transformar vidas e criar novos talentos para a região.
Fonte: Luciane Nascimento – Jornalista - DRT 3794

ITABUNA - CÂMARA ANALIZA CONTAS 2014 DE VANE

A contestação apresentada pela defesa do prefeito Claudevane Leite, relativa às contas do gestor no exercício de 2014, foi lida na tarde desta segunda-feira, 5, durante a reunião das Comissão de Finanças, Orçamento e Tributos. A reunião foi conduzida pelo presidente da comissão, vereador Chico Reis, e ocorreu na Sala das Comissões Técnicas Filemon de Souza Brandão.
Nessa terça, 6, às 14h, a comissão se reunirá novamente para analisar a contestação das contas do ex-prefeito José Nilton Azevedo Leal relativas ao ano de 2011. Já na manhã de quinta-feira, 8, às 9h, o vereador Joilson Rosa (SD), relator das contas do prefeito Claudevane, apresentará o parecer para análise dos vereadores.

Trabalhar por mais de 7 dias sem descanso é ilegal?

por examedaoab.com



A Constituição Federal garante o dia de descanso, de preferência aos domingos, a todos os trabalhadores, sejam eles das cidades, rurais ou domésticos, independentemente de como o salário é pago.
O DSR (descanso semanal remunerado) se refere ao direito que os trabalhadores têm de ficar 24 horas consecutivas sem trabalhar, mas que será pago pelo empregador, de acordo com a previsão da Lei nº 605/49. O artigo 67 do Decreto Lei 5452/43 da CLTtambém deixa claro que o descanso deve concomitar com o domingo.

Luciana propõe frente ampla pelo Brasil, a produção e o trabalho

 
Luciana Santos abriu a reunião da direção Nacional do PCdoB

A presidenta Luciana Santos iniciou sua intervenção afirmando que o ano de 2016 entrará para a história do Brasil como um período de profunda crise política, econômica e institucional, marcado por um golpe parlamentar, a partir de um processo de impeachment sem fundamento constitucional. Segundo a dirigente do PCdoB o golpe pôs fim ao ciclo de ascensão das forças progressistas que trouxe importantes mudanças ao país e deu início a um novo ciclo antidemocrático que tenta restaurar uma ordem conservadora, antidemocrática e antinacional. Nesta nova situação retrógrada, seus

domingo, 4 de dezembro de 2016

LOTERIAS DA CAIXA - RESULTADOS

Mega Sena

03.12Concurso 1882
91019353741

Loteria Federal

03.12Concurso 5133
41.93431.73650.44953.26451.254

Lotofácil

02.12Concurso 1443
12357
89101112
1415161724

sábado, 3 de dezembro de 2016

Assegurados recursos para a obra do saneamento básico na zona sul de Ilhéus

O vice-governador da Bahia, João Leão, comunicou ao prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, que recebeu a garantia da Caixa Econômica Federal em relação à liberação dos recursos para a obra de implantação do sistema de esgotamento sanitário na zona sul da cidade. O assunto foi tratado em Brasília, esta semana, durante reunião com o presidente da Caixa, Gilberto Ochhi, da qual também participou o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs) da Bahia, Cássio Peixoto.
Embora a verba já tenha sido aprovada pelo BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social -, houve um impasse burocrático entre as instituições bancárias, o que causou

Final do Brasileiro de Motocross é atração no Paraná

Bento Gonçalves (RS) – A etapa final do Campeonato Brasileiro de Motocross é a atração deste fim de semana (3 e 4) na cidade de Cornélio Procópio, no Paraná. A competição patrocinada pela Rinaldi reúne feras da modalidade para definir os campeões das categorias MX1, MX2 e MXJr. O único que garantiu a taça de forma antecipada foi o esloveno Roman Jelen, da classe MX3, que defende a equipe Honda Ipiranga IMS Rinaldi.

As corridas terão como palco o Centro de Treinamento das Corujas, no Parque de Exposições Arthur Höffig, e ainda valem pelo Campeonato Paranaense. “Espero que a final tenha ótimas disputas. Vou entrar na pista para me divertir e com bastante tranquilidade, como sempre – ainda mais porque já ganhei o Brasileiro”, disse Jelen. “Quero fechar o ano com uma vitória e torcer pelos meus companheiros de equipe.”

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Trem parado, locomotivas travadas em 2017

Difundiu-se a ideia de que, superada a crise política, a economia voltaria a crescer, devido à melhora no nível de confiança dos agentes econômicos. Esperava-se que a fada da confiança atuasse. Contudo, o trem da economia continua parado ou em marcha à ré. O motor das locomotivas permanece desligado e o freio-de-mão, puxado. Não há fada que mova o trem!

Já são seis trimestres em recessão e o terceiro e o quarto trimestre de 2016 também serão negativos, carregando muitos problemas para o ano que vem.

Quais são as locomotivas da economia? Para o empresariado produzir e investir, aumentando e melhorando a capacidade de produção, é necessário haver demanda, quer dizer, certeza de que o produto ou serviço encontrará comprador. A demanda tira a fada do mundo fantástico e a torna real e objetiva.

Ilhéus ajuíza ação para assegurar recursos sobre multas da repatriação de ativos

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, acompanhado pelo procurador municipal Ítalo Assunção, ajuizou, esta semana, em Brasília, uma ação ordinária com pedido liminar de tutela de urgência com o objetivo de assegurar recursos sobre multas da repatriação de ativos no exterior. A ação foi protocolada, quarta-feira, dia 30, na 14ª Varada Justiça Federal do Distrito Federal.
Conforme o procurador, o objeto da ação é ver repassado ao FPM (Fundo de Participação dos Municípios) os valores referentes à multa prevista no artigo 8º da Lei 13.254/2016, de “Regularização de Ativos no Exterior”, a chamada Lei da Repatriação. “O que foi feito agora é o primeiro passo para aumentara receita do Município”, explicou Assunção.
O procurador disse que o pedido liminar reivindica duas medidas, uma principal, que é a inclusão de pedido de repasse do valor global pertencente ao município de Ilhéus com relação aos valores arrecadados a título de multa dos recursos repatriados, e uma subsidiária, que é o depósito judicial dos valores referentes às cotas destinadas ao município.
Recentemente, Ilhéus recebeu em torno de R$ 5.606 mil o programa de regularização de ativos no exterior do total arrecadado, R$ 50,9 bilhões, referentes ao Imposto de Renda (IR) e multa da formalização dos valores. O procurador Ítalo Assunção informou que ainda não há um cálculo quanto aos valores a serem destinados ao município, caso o pedido seja acatado pela Justiça Federal.

Ilhéus participa do Dia Nacional de Combate ao Mosquito

O município de Ilhéus desenvolve atividades de apoio ao Dia Nacional de Combate ao Mosquito, promovido pelo Governo Federal, neste dia 2 de dezembro. Antecipadamente, foi realizado um Mutirão Interinstitucional contra Arboviroses, nos dias 11 e 12 de novembro, sob a coordenação do vice-prefeito Carlos Machado (Cacá). Ele explica que desde novembro, o governo municipal promove mutirões de limpeza às sextas-feiras e aos sábados, no sentido de combater e evitar a proliferação do mosquito aedes aegypt.
Coordenador do programa Ilhéus em Ação, o vice-prefeito informa que, nesta sexta-feira, serão

Compede luta mais acessibilidade em Itabuna em sessão da Câmara

A sessão especial em Itabuna pelo Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, presidida pelo vereador Junior Brandão (PT), serviu de tribuna para a luta por direitos como acessibilidade. A presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência (Compede), Ana da Hora, propôs criação de uma cooperativa social para capacitar servidores no atendimento ao público com deficiência.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

BUERAREMA - Manivas de Aipim Calombo são distribuídas pela Bahiater/Litoral Sul



Em uma ação no dia 22 de novembro, envolvendo uma parceria entre o Setaf/Bahiater/SDR e agricultores familiares, por articulação do Eng. Agrônomo Paulo Beline, com a participação do Eng. Agrônomo Francisco Augusto, na microrregião de Buerarema, foram distribuídas manivas de mandioca mansa (aimpim) para multiplicação do material variedade Calombo, a idéia é ampliar a atividade para diversos produtores em todos os municípios do território litoral sul. O objetivo além da multiplicação, será a produção de raiz para comercialização visando a melhoria de renda dos agricultores e agricultoras familiares. Fotos Marcos Souza